Estudantes recebem ampliação da Escola Municipal Graciema Coura; investimento foi de R$ 2,5 milhões

O prefeito Antônio Francisco Neto e a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, entregaram na manhã desta sexta-feira (dia 6), as obras da Escola Municipal Graciema Coura, que funciona na Rua 02, nº 28, no Vila Rica Três Poços no bairro Vila Rica/Três Poços. A unidade recebeu investimento de R$ 2,5 milhões e vai atender 1028 alunos, do 1º ao 9º ano, dobrando sua capacidade de atendimento.  A obra foi executada pela empresa Rotkele Construções e Instalações Ltda.

A Escola Graciema Coura possui dois pavimentos: o primeiro piso abriga a secretaria, a diretoria, sala de SOE/SOPE, depósito de material pedagógico, sanitários masculino e feminino para professores e funcionários, arquivo, cozinha, refeitório, despensa, área de serviço, pátio coberto com sanitários para alunos (masculino e feminino) adaptados para deficientes, área descoberta com quiosque e playground, e seis salas de aula. No segundo piso, estão o auditório, a biblioteca, sanitários feminino e masculino, sala de professores, sala de informática, lavabos, copa, depósito, sala de recursos, seis salas de aula e área coberta.

O prefeito Neto aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe da escola, das igrejas que abrigaram os alunos e toda a comunidade pela paciência e comprometimento durante o período das obras.

“O bairro Vila Rica mora em nosso coração. Sempre atendemos a comunidade do bairro. Prova disso são as obras que já entregamos no bairro como creche, posto de saúde, campo de futebol, a academia de ginástica e agora essa escola”, disse o prefeito. A secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, destacou que a escola Graciema Coura será referência para a comunidade do Vila Rica Três Poços. “É importante dizer que durante todo esse tempo em que a unidade esteve em obra a nossa equipe se empenhou para manter a qualidade do ensino. E não teríamos êxito se a comunidade não estive do nosso lado. Hoje é realmente um dia de festa”, disse Tetê.

O presidente da Associação de moradores, Waltair Santos de Oliveira, o Cafú, a construção dessa escola é a realização de um sonho. “A ampliação do número de vagas nessa escola é o que precisávamos para atender todas as crianças do bairro. E não ganhamos apenas uma escola, ganhamos a melhor escola que poderia ser construída no bairro. É, realmente, a realização de um sonho”. Para a senhora Laizir Finamore da Silveira Dias, 48 anos, moradora do bairro e mãe da Maria Eduarda, de 9 anos, aluna da Graciema Coura, a entrega do novo espaço representa o cuidado que o município tem com as crianças e com a Educação. “É preciso lembrar que essa escola era um sonho para nossa comunidade. Tenho certeza que ela será muito aproveitada pelos nossos filhos. Mas o mais importante a dizer é que em momento algum a qualidade do ensino teve uma queda pela falta de espaço”, afirmou Laizir.

HOMENAGEM - Para a senhora Brígida Maria Coura, filha da professora Graciema Coura, a construção desse espaço demonstra a preocupação da administração municipal com a educação publica. “Minha mãe foi uma das primeiras professoras de Volta Redonda. A vida dela foi dedicada às crianças e essa é a melhor homenagem que ela poderia ter. Tenho certeza que ela ficaria muito feliz em saber que está sendo homenageada com a construção de uma escola dessa qualidade”.

A professora Graciema Maria Veiga de Oliveira Coura nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1º de fevereiro de 1920 e veio morar em Volta Redonda em 1944, após casar-se com Braz de Oliveira Coura. Em 1945, foi uma das primeiras professoras nomeadas para lecionar no Grupo Escolar Trajano de Medeiros, atual Instituto de Educação Manuel Marinho. Graciema foi inspetora de ensino da Prefeitura Municipal de Volta Redonda de 1954 a 1958 e membro do Conselho Municipal de Cultura de Volta Redonda. Segundo familiares, sua maior emoção era “ver os alunos que alfabetizou recebendo diplomas de cursos universitários”. Graciema Coura faleceu em Volta Redonda, aos 64 anos, em novembro de 1984.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444