Bairro Açude I recebe CRAS ampliado e reformado

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) entregou na última quinta-feira (dia 28), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Marcelino de Moraes, no bairro Açude I. A unidade, que fica na Avenida Francisco Antônio Francisco, s/n, foi ampliada e reformada, recebendo investimento de R$ 625.267,37. A obra foi executada pela empresa Biota Construções, Serviços e Transporte Ltda.

As adaptações seguiram as normas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e as normas de acessibilidade. A obra do novo prédio contou com salão de atividades, três salas de multiuso, uma sala técnica, cozinha artesanal, despensa, depósito de material de limpeza, área de serviço, recepção, secretaria, depósito, dois banheiros para funcionários, além de dois banheiros para portadores de deficiências femininos e dois masculinos. O CRAS terá ainda uma unidade do Telecentro/BR – CRAS.net e cantinho da Brinquedolândia com livros e brinquedos educativos.

O CRAS leva o nome de Marcelino de Moraes, nascido no dia 05 de outubro de 1939, em Bom Jesus de Itabapoana (Itaperuna), RJ, e morto em 10 de março de 2010, em Volta Redonda. Ele veio para Volta Redonda em 1977 com a esposa Maria Isabel Pimentel com quem era casado desde 1960, teve 05 filhos, 12 netos e 05 bisnetos. Sua filha Celina de Moraes continua a residir no bairro Açude e trabalha no UBSF Açude l.

Marcelino sempre foi uma liderança, desde a construção do bairro Açude. Teve participação na formação do Açude II, no posto de saúde, no colégio, no asfaltamento do bairro e vários outros empreendimentos para melhorias no bairro. Em Janeiro de 1992 em uma reunião da associação foi acertado que o bairro precisava ter um representante na câmara de vereadores de Volta Redonda, nesse mesmo ano o Sr. Marcelino pleiteou o cargo de vereador e foi eleito, com número expressivo dos votos, principalmente no bairro Açude onde teve cerca de 100% dos votos dos moradores.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444