Mostra, que ficará no hall da sede da Smac, faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher
A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres inaugurou nesta segunda-feira (dia 18), à tarde, a exposição “Conquistas Femininas”. A mostra, que pode ser vista no hall do edifício sede da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), no antigo Fórum, no Aterrado, até o dia 22 de março, faz parte das homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
A exposição reúne 14 banners que ilustram as conquistas femininas. Um deles fala de como surgiu o Dia Internacional da Mulher, o 08 de Março, que foi por conta de mulheres operárias que morreram durante incêndio em fábrica. Dizem que o fogo foi criminoso por conta da manifestação de faziam por melhores condições de trabalho. O fato ocorreu em 1857. Em outro quadro, estão mulheres importantes de passado distante como a escrava Anastácia, Heloneida Studart e Ana Maria Rattes; mais adiante estão as primeiras a ocupar cargos políticos como Bertha Lutz, deputada federal pelo Rio de Janeiro em1936, e Eunice Michelis, senadora pelo Amazonas em 1979.
Em outros banners, a conquista do voto feminino é lembrado e também é citada a peça teatral “O Voto Feminino”, de Josefina Álvares de Azevedo, feminista, jornalista e diretora do jornal “A Família” (1888 – 1894).
A mostra itinerante foi montada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulher. Após ficar em Volta Redonda por uma semana, a história de “Conquistas Femininas” será contada em Angra dos Reis.
VISITA – Também na segunda-feira (dia 18), a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Volta Redonda, Glória Amorim, recebeu a visita da subsecretária estadual da pasta, Ângela Fontes, que veio conhecer os projetos desenvolvidos pelo município e os planos da nova secretaria acompanhada da deptada estadual Inês Pandeló.