
25 de Novembro
Dia Internacional de luta pelo fim da violência contra a mulher ou para eliminação da violência contra a Mulher
O dia 25 de Novembro de 1960 ficou conhecido mundialmente por conta do maior ato de violência cometido contra as mulheres.
As irmãs Dominicanas, Pátria, Minerva e Teresa, conhecidas como “Las Mariposas” que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país, República Dominicana, foram perseguidas, diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas.
A violência contra a mulher passa a ser um problema mundial que não distingue cor, classe social nem raça: é maléfica, absurda e injustificável!! Essa campanha tem como objetivos revelar a dimensão do femicídio e denunciar o aumento do número de casos de mortes de mulheres por razões de gênero; chamar a atenção sobre índices e ausência de registros confiáveis; estimular a informação sobre o femicídio e atuar contra a impunidade.
A violência contra as mulheres é uma questão social e de saúde pública, pois:
Tem se mostrado como expressão mais clara da desigualdade social, racial e de poder entre homens e mulheres, tornando visível a opressão social, em que se materializa nas marcas físicas e psicológicas ao segmento que perfaz mais da metade da população brasileira.
Dia 25 de Novembro será um dia importante para manifestar, lembrar, protestar e mobilizar a sociedade e o estado contra a violência à mulher. Essa luta é nossa e de todos que se comprometem pela defesa Direitos Humanos |
Volta Redonda em Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher