Totem Projeto Via Lilás

Criado em Terça, 10 Novembro 2015 10:42
Última atualização em Terça, 10 Novembro 2015 10:42
Publicado em Terça, 10 Novembro 2015 10:42

Com o objetivo de criar mecanismos que auxiliem na luta contra a violência doméstica, o RioSolidario em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Banco Mundial e Supervia desenvolveram o projeto Via Lilás.

É um projeto inovador e muito importante na luta contra a violência, pois a violência vai muito além da violência física.

O projeto transmitirá informações às mulheres vítimas de violência doméstica, por meio da instalação de terminais de computadores em locais de grande movimentação de mulheres. Os computadores são a porta de entrada para o Via Lilás.

Com toques na tela dos Totens, como se fosse um smartphone, as usuárias podem conhecer as leis dos seus direitos, além de dados sobre a Rede de Proteção, Acolhimento e Atendimento.  As usuárias terão acesso, quando quiserem, a endereços e telefones, por exemplo, de Delegacias Especializadas e Centros de Atendimento. Caso tenham interesse, as usuárias podem informar o telefone e receber, por mensagem de texto via celular, informações e dados contidos no Totem.

Com esses dados, o Governo do Estado realizará um mapeamento da situação da rede especializada de atendimento, assim como das necessidades da população feminina.

O Prefeito Antônio Francisco Neto e a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim, reivindicaram junto à Subsecrecretaria Estadual de Políticas para Mulheres, representada pela Socióloga e Superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Adriana Mota, a instalação de um TOTEM no Município de Volta Redonda, que ficará localizado na Sala de Espera do Hospital São João Batista.