São Sebastião ganha 32ª unidade de Cras de Volta Redonda na terça, dia 14

O prefeito Antônio Francisco Neto e o secretário de Ação Comunitária, Munir Francisco, inauguram nesta terça-feira (dia 14), às 9h, a 32ª unidade de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Volta Redonda, localizado na Rua B-9, s/nº, no bairro São Sebastião. Em números proporcionais de habitantes, Volta Redonda está à frente até mesmo do município do Rio de Janeiro - que tem 43 unidades - em quantidade de CRAS. A um custo de R$ 243 mil, a unidade construída, que recebeu o nome da antiga moradora do bairro, Maria Helena de Queiroz Correia, terá três salas (inclusão digital e multiuso), copa/cozinha, salão para reuniões e eventos, sala de administração, recepção, varanda e dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac, Rosane Marques, a unidade estava sendo aguardada pela comunidade há bastante tempo. “Antes os moradores eram atendidos pelo CRAS do Dom Bosco, mas agora vão contar com uma unidade moderna e muito bonita”, disse ela, ressaltando que este é o único CRAS que está ligado ao projeto da Cozinha Educação Alimentar, já instalado ao lado da nova unidade. “Vamos aproveitar a vocação dos moradores no cultivo de alimentos para implantar o projeto Cidade Bonita, Cidade Saudável”, afirma.

Segundo ela, neste CRAS, os moradores terão ainda todos os serviços da proteção básica como o Projovem Adolescente; cadastramento do Bolsa Família; Programa de Atenção Integral à Família (PAIF); cursos de geração de renda como manicure, cabeleireiro e garçon. “Também em parceira com Instituto de Cultura Técnica (ICT), teremos cursos de hidráulica e elétrica predial e manutenção de ar condicionado. Os cursos profissionalizantes do Pronatec, do Governo Federal, também estarão à disposição dos moradores”, acrescentou.

O centro receberá ainda um Telecentro com computadores ligados a internet que poderão ser acessados por todos os moradores do São Sebastião diariamente. “São projetos para todas as idades. Crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de deficiência vão ser beneficiados com serviços sociais dos CRAS, inclusive a acessibilidade está presente em toda a estrutura da unidade”, completou a coordenadora.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444