Hospital Municipal Munir Rafful Retiro comemora 13 anos

 

  O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful - o Hospital do Retiro - comemorou na manhã dessa quinta-feira (dia 2), 13 anos de fundação. A festa de aniversário contou com bolo, missa com o padre Juarez Sampaio, apresentação do Coral Municipal, presença da comunidade da Igreja São Sebastião do Retiro e convidados.  Idealizado pelos ex-assessores do governo municipal, o médico Munir Rafful e o jornalista Oscar Cardoso, ambos já falecidos, o HMMR é atualmente um grande hospital público que presta assistência a cerca de 90 mil moradores dos bairros Retiro e das imediações, recebendo investimentos permanentes da administração municipal.

 

        O vice-prefeito Nelsinho Gonçalves, que representou o prefeito Antônio Francisco Neto nas comemorações, afirmou que nesses 13 anos, o governo municipal está cumprindo as metas de investimento na saúde pública para melhorar cada vez mais o atendimento à população. ´O Hospital Munir Rafful teve o atendimento ampliado e continua recebendo investimentos permanentes para atender bem à população, dobrando o número de leitos, além de funcionar como Hospital Escola Médica no convênio feito com o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), visando um atendimento mais humanizado`, apontou.

 

        A diretora geral do HMMR, Márcia Cury, informou que estão sendo reformados e modernizados o Pronto Socorro, o serviço de Raios X e que o 3º e 4º pisos do prédio anexo-escola, em parceria com o UniFOA, ganhará novos leitos, ampliando a capacidade de atendimento. As obras ficam prontas no segundo semestre.

 

        Márcia informou ainda que o Hospital do Retiro tem um Comitê de Ética em Pesquisa e Extensão aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde em 2010, e está buscando o reconhecimento a certificação federal como Hospital Escola junto ao Ministério da Educação e Ministério da Saúde. 

 

        A diretora acrescentou que a certificação federal será importante para que o trabalho de pesquisa feito na unidade evolua.

 

        ´Estamos crescendo, melhorando no dia a dia, fazendo os investimentos necessários para quando chegar o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, encontrar tudo pronto para conceder o certificado como Hospital de Ensino. Nenhum hospital público na região tem essa certificação, que é reavaliada de 2 em 2 anos`, explicou a diretora, acrescentando que os investimentos são necessários para que o hospital – que a cada dia tem a demanda aumentada – continue oferecendo um bom atendimento.

 

        ´A cada dia tem aumentado a procura pela nossa unidade: as cirurgias cresceram em mais de 30%, como também cresceram a internação e a consulta com especialistas. A gente fica feliz com essa procura e queremos que a pessoa que chegue tenha um bom acolhimento e se sinta não como paciente, mas como um hóspede, em um ambiente acolhedor, como se fosse extensão da sua casa`, enfatizou.

 

        Além do vice-prefeito Nelsinho Gonçalves, marcaram presença na festa de aniversário o diretor geral do SAH (Serviço Autônomo Hospitalar), Sebastião Faria; a vereadora Neuza Jordão; o chefe de gabinete da Fevre, Leonardo Nogueira;  o presidente da Associação de Moradores do Retiro, Wanderley de Moura; o coordenador da Coordenadoria de Indústria, Comércio e Turismo, Haroldo Fernandes; o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, major Luiz Henrique Monsteiro Barbosa; Maurício Monteiro, que coordena a Subprefeitura do Retiro; representantes das associações de moradores do Jardim Cidade do Aço e Parque Independência, comerciantes do bairro, entre outros.

 

Hospital Municipal Dr. Munir Rafful

Av. Jaraguá, nº 1020 – Retiro – Volta Redonda – RJ CEP.: 27277-130

Tel.:(24) 3339-9393 – Ramal 4109 | Email: ouvidoria.hmr@epdvr.com.br