Hospital investe em Programa de Qualidade

 

 

 

Programa implantado pela unidade investe na satisfação profissional em busca de melhorias no atendimento ao usuário

 

        Os investimentos no Hospital Municipal Munir Rafful – Hospital do Retiro – não param. A unidade que está implantando o Programa de Qualidade Hospitalar, cujo um dos objetivos é reduzir custo e aumentar o grau de satisfação dos profissionais e usuários, está recebendo em agosto mais um reforço: cinco novos equipamentos destinados a agilizar e garantir maior precisão aos atendimentos médicos. Orçados em R$ 752 mil, estes equipamentos renovam o Parque Tecnológico e serão utilizados no diagnóstico para tratamento de doenças, além de procedimentos cirúrgicos. 

        - Nosso objetivo é melhorar e ampliar a assistência médica hospitalar e a área administrativa. O Programa de Qualidade Hospitalar, por exemplo, estimula a participação de todos os colaboradores e nos leva a auto avaliação, incentivando mudanças de atitudes e de comportamento – ressaltou a diretora do hospital Márcia Cury, explicando que “a qualidade é fator essencial para atender cada vez melhor as necessidades dos usuários”.

        Em busca desta qualidade a aquisição de aparelhos como  o video endoscopia, –  orçado em R$ 238 mil -, é de suma importância. Este equipamento utilizado para exames de endoscopia é também imprescindível para detectar hemorragias e doenças do aparelho digestivo. Outro grande investimento foi a compra do  videolaparoscopia, destinado a realização de cirurgias geral, pediátrica, ginecológica e otorrinolaringologia.

         Por conta da renovação do Parque Tecnológico da unidade foram substituídos todos os monitores cardíacos destinados a atender pacientes internados no CTI (Centro de Tratamento Intensivo ) e UI (Unidade Intermediária). Outra novidade é a compra de um novo aparelho de ultrassonografia, considerado de fundamental importância para os exames ginecológicos, urológicos, transvaginal, muscular e abdominal.

        - Associado a estes equipamentos estamos investindo ainda em obras visando a melhoria no espaço físico, garantindo aos pacientes melhores condições de atendimento – enfatizou a diretora da unidade, listando obras que estão sendo executadas como a reforma de enfermarias, banheiros, laboratório RX, sala de ultrasson, além da construção de um novo Pronto Socorro Adulto e Pediátrico.

        QUALIDADE – Outro reforço em busca de melhorias é o Programa de Qualidade do HMR que já esta funcionando. Este programa conta com uma equipe  que atua em conjunto com os profissionais de saúde do hospital, indicando as diretrizes dos planos de ações. Através de cursos, palestras, reuniões de trabalho, o escritório de qualidade vai detectando os anseios da equipe e, aos poucos, vai atendendo as reivindicações do grupo, sanando as dificuldades assinaladas. Essa foi a alternativa identificada para garantir o crescimentos do hospital.

        O resultado desse trabalho: profissionais motivados e custos reduzidos. “O  profissional satisfeito vai desempenhar um trabalho eficiente, sem desperdício de material, refletindo num atendimento de qualidade e pacientes bem assistidos”, explicou o coordenador do projeto, o médico Jaime Veras.

      Com a redução de custo, o médico afirma ainda que o Escritório da Qualidade eleva a qualidade do atendimento. “Trabalharmos para termos uma equipe motivada e qualificada”, lembrou o médico, explicando que, no Escritório de Qualidade, os encontros de trabalho acontecem semanalmente.

 

 

 

Hospital Municipal Dr. Munir Rafful

Av. Jaraguá, nº 1020 – Retiro – Volta Redonda – RJ CEP.: 27277-130

Tel.:(24) 3339-9393 – Ramal 4109 | Email: ouvidoria.hmr@epdvr.com.br