Hospital do Retiro busca certificação como Hospital de Ensino e é destaque em simpósio

 

Prêmio obtido em simpósio internacional reforça trabalho da Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão do HMMR

 

               Promover constantemente a excelência e humanização no atendimento é o principal objetivo do Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR), que vem buscando a certificação da unidade como Hospital de Ensino. De acordo com a diretora do HMMR, Márcia Cury, a certificação leva a chancela dos ministérios da Saúde e da Educação e tem como um dos quesitos de avaliação ao programa de residência médica e pesquisas realizadas na unidade – algumas das principais atividades realizadas nos últimos anos no Hospital Munir Rafful.

        “Além das verbas que a unidade de saúde receberá do ministério, a população será a principal beneficiada com a certificação, pois contará com serviços cada vez melhores. Não vamos descansar enquanto não recebermos essa validação como padrão de excelência. Nosso trabalho é de garantir que cada paciente e sua família sintam segurança ao entrar no hospital e para isso estamos investindo, cada vez mais, no acolhimento e carinho com cada um que entra na unidade”, disse Márcia Cury.

        Segundo ela, a unidade prioriza a satisfação completa do paciente, com foco em todas as necessidades do ser humano, primando pelo respeito, cordialidade, responsabilidade e ética nos relacionamentos interpessoais.

        Um passo importante para a creditação dos ministérios federais foi dado na XXII Jornada Internacional de Gastroenterologia do Estado do Rio de Janeiro - X Simpósio Internacional, realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia onde o Hospital Municipal Munir Rafful (HMMR) recebeu o prêmio pela segunda colocação nos Temas Livres. O prêmio destaca o trabalho feito pela Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE) do HMMR, por onde passam todos os residentes do Hospital do Retiro.

        O trabalho intitulado “Insuficiência Cardíaca Aguda em paciente submetido à Terapia Biológica com Infliximab – Relato de caso”, que tem como autor principal o residente Paulo Oliveira Braga e co-autores Luciana Ferreira de Oliveira, Rita de Cássia Spolidoro Maia, Mariana Tebet Magalhães, Izabela Carbogim Soares, Leonardo Namorato, Auriston Ferraz da Costa e Suzana Angélica da Silva Lustosa, concorreu com outros 34 trabalhos de várias unidades hospitalares de referência, entre elas o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ), Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP-UFF), Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-UniRio), Hospital Souza Aguiar, Hospital Central do Exército (HCE), e Universidade do Grande Rio (UniGranrio).

        De acordo com a coordenadora da Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (UEPE) do HMMR, a cirurgiã oncológica do sistema digestivo Suzana Angélica Silva Lustosa, existem quatro programas de residência médica e produção científica sendo desenvolvidos na unidade.

        “Todos os residentes do Hospital Munir Rafful precisam passar pela UEPE. Atualmente vinte residentes participam dos programas de residência médica e produção científica existentes no hospital”, afirmou.

        Atualmente 12 pesquisas estão sendo desenvolvidas na UEPE, entre elas “Identificação e prevalência de asma infantil nos bairros de abrangência do HMMR”; “Nutrição parenteral periférica versus suplementação oral”; “Repercussões na desnutrição em pacientes geriátricos”; “Avaliação da dor no contexto pediátrico pelos profissionais de saúde”; “Os profissionais de enfermagem frente ao processo morte-morrer em Terapia Intensiva”, entre outros.

        O Hospital do Retiro está diretamente ligado à área de ensino, apoiando, promovendo e incentivando as atividades acadêmicas desde sua inauguração, em parceria com o Centro Universitário da Fundação Oswaldo Aranha (UniFOA) - Faculdade de Medicina de Volta Redonda, que orienta e organiza todas as atividades de ensino na área médica com treinamento prático e teórico sob a supervisão de médicos docentes na Unidade Hospitalar. Credenciado junto ao Ministério da Educação (MEC) com residência médica nas áreas de Clínica Médica; Pediatria; Cirurgia Geral e Saúde da Família, o HMMR também mantém convênios com entidades de ensino da região, proporcionando campo de estágio para alunos da graduação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Nutrição e dietética.

         HOSPITAL - O HMMR está localizado no Retiro, um dos bairros de maior densidade demográfica em Volta Redonda, com aproximadamente 30 mil moradores.  Possui dois pavimentos, tendo uma Unidade de Internação de Clínica Cirúrgica com 17 leitos; Centro Cirúrgico equipado com três salas; Centro de Tratamento Intensivo com seis leitos; Unidade Intermediária com três leitos; unidade de internação de Clínica Médica  com 17 leitos e Pediátrica com dez leitos; enfermarias de retaguarda no Serviço de Emergência com oito leitos de clínica, três leitos pediátricos e um isolamento. O HMMR possui ainda um Centro de Oftalmologia com atendimentos clínicos, especializados em retina e cirúrgicos, além de serviços de apoio diagnóstico às clínicas, tais como: imagenologia, farmácia, laboratório de análises clínicas, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Em agosto de 2008 foi inaugurado o Serviço de Videoendoscopia Eletrônica, que realiza mensalmente 280 exames de endoscopia digestiva, colonoscopia, retosigmoidoscopia e broncoscopia. A unidade abriga ainda um Serviço de Odontologia com atendimento apropriado para pacientes especiais. O hospital está recebendo novos investimentos, e em três meses deve ter o número de leitos dobrados, passando para 140 leitos.

 

Hospital Municipal Dr. Munir Rafful

Av. Jaraguá, nº 1020 – Retiro – Volta Redonda – RJ CEP.: 27277-130

Tel.:(24) 3339-9393 – Ramal 4109 | Email: ouvidoria.hmr@epdvr.com.br