A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o SESC realiza uma série de eventos no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Sta Cecília.
A programação varia de Samba, Choro e & Cia, Hip Hop Sesc e show com Lobão, confira:
10, 17 e 24 de Novembro - Samba, Choro & Cia (9h)- O samba e o choro invadem as ruas de Volta Redonda. O projeto apresenta grupos locais e de fora da cidade, e faz um passeio pela história de nossa música. Entrada grátis e classificação livre.
10 de Novembro - Quinto do Choro (9h) - Composto por violão, flauta, cavaco, pandeiro e violino, o quinteto, formado por músicos de diversos segmentos atuantes em todo o país, hoje estabelecidos em Belo Horizonte, apresentam o espetáculo "Choro em Contextos", onde diversos momentos do choro são colocados a disposição do público em arranjos contextualizados com a leitura plural que esses músicos fazem do choro.
17 de Novembro - Luciana Colo (9h) - Conhecida por seu trabalho junto à banda Mulheres de Chico, Luciana Colo apresenta um novo trabalho todo galgado em samba de Breque e sambas choros, se trata do espetáculo "Dama de Breque". O show consiste num resgate dos sambas de breque, samba chorado que é a crônica da vida boêmia e malandra predominantemente da primeira metade do século XX no Rio de Janeiro, mas que se estende a outras capitais brasileiras, e vem até os dias de hoje - ele narra as peripécias do malandro, uma espécie de anti-herói nacional, sobre o qual todas as tragédias recaem mas que sabe como ninguém se sair bem das sinucas que a vida lhe impõe.
24 de Novembro - Luis Barcelos / Rafael Mallmith - "150 anos Ernesto Nazareth" (9h) - No espetáculo "Esrnesto Nazareth 150 anos" o duo formado por grandes revelações do choro, Luis Barcelos (Bandolim) e Rafael Mallmith (Violão de 7 cordas), apresenta o rico repertório do célebre autor de "Odeon" e "Apanhei-te Cavaquinho". Em interpretações emocionantes, o duo revive clássicos e revela o brilho de muitas pérolas ainda pouco conhecidas desse gênio, que em seus tangos brasileiros, polcas, choros e valsas contribuiu de maneira ímpar para a formação das bases do que hoje chamamos de música brasileira
23 de Novembro - Hip Hop Sesc (20h) - Thiago Elniño e MC Marechal - Na semana da consciência negra - MC Marechal é um dos mais representativos membros da cultura hip hop do estado do Rio de Janeiro, já produziu material para artistas como Emicida e Marcelo D2, e arrasta uma multidão para as suas apresentações mesmo sem um CD oficial. O MC vem preparando seu primeiro registro, o disco "Espírito Independente" que mesmo antes de sair já é considerado um clássico. Thiago Elniño se destaca por ser um dos únicos artistas do gênero no interior do estado a ser figura constante em veículos de mídia nacionais. No último mês o rapper lançou o clipe da música "Amigo Branco", que teve grande destaque nas redes sociais, com mais de 3 mil visualizações em uma semana e sendo citado por nomes de destaque da música nacional.
30 de Novembro - Show com LOBÃO