CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE TEM NOVA DIRETORIA EM VOLTA REDONDA

Membros são empossados e ficarão no cargo por dois anos

A nova diretoria executiva e os conselheiros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) tomaram posse na tarde desta quarta-feira, dia 05, no auditório da prefeitura municipal de Volta Redonda. O CMDCA é um órgão deliberativo e fiscal e controlador da política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente no município. Além da diretoria, o órgão também conta com a participação de conselheiros que representam o governo municipal, sociedade civil e o Fórum da Juventude Sul Fluminense.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela rede social do Conselho e contou com a participação presencial do presidente do CMDCA que transmitiu o cargo, Guilherme da Silva Benedito, da presidente empossada, Denise Alves de Carvalho, da subsecretaria do Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov), Luzia Suhett Pinto, e do assessor especial do governo, Deley de Oliveira, que representou o prefeito Antônio Francisco Neto. Os conselheiros acompanharam a cerimônia online.

Guilherme Benedito, que deixa o cargo, ressaltou que a função de presidente do Conselho não é uma tarefa fácil, principalmente, no setor administrativo. “Por outro lado, o Conselho nos ensina muito. Você tem contato com diversos órgãos e pessoas incríveis. O nosso principal desafio foi realizar a eleição do Conselho Tutelar, que teve bastante êxito. Tivemos uma aproximação maior com o conselho tutelar e conseguimos realizar um chamamento público que facilitou repasses para o Fundo para a Infância e Adolescência com aprovação dos projetos”, citou o ex-presidente do CMDCA.

A nova formação terá um mandato de dois anos, segundo explica a presidente empossada Denise Alves de Carvalho. Ela destacou em sua fala que o trabalho do Fundo para a Infância e Adolescência (Finad) está vinculado ao CMDCA. “Nós temos verbas para executar projetos já aprovados e estaremos em busca de mais recursos pelo Finad. Vamos juntos nos comprometer, principalmente, neste momento difícil que estamos vivendo, para fazer um belo trabalho a frente desta diretoria”, disse ela.

Ela afirmou ainda que todo o Conselho vai se empenhar com criatividade para preparar ações e serviços para as crianças e adolescentes. “Eu convoco toda a diretoria e os conselheiros para trabalharmos juntos. Focaremos em projetos criativos e preventivos”, afirmou, salientando também a prioridade na proteção da infância. “Vamos atuar no combate a violação de direitos que são temas graves como trabalho infantil, abuso e exploração sexual e violência doméstica. Isso está bem próximo de nós e não podemos fingir que não estamos vendo”, pontuou.

Luzia Suhett, subsecretária da Gegov e representando o secretário da pasta, Carlos Macedo, frisou que as pessoas que estão no conselho são dedicadas e que acredita que terão grandes desafios. “Haverá trabalho pela frente como a eleição do próximo conselho tutelar e a revisão do Plano Municipal da Criança e do Adolescente. E, nós do Gegov nos colocamos à disposição. Ajudaremos para que estas políticas sonhadas pelo CMDCA sejam traçadas e realizadas. Parabéns a nova presidência”, disse.

O assessor especial, Deley de Oliveira, que falou em nome do prefeito Antônio Francisco Neto, destacou o trabalho de amor e preocupação com as às crianças e adolescentes realizado pelo Conselho. “Vocês são importantes setores da sociedade que estão unidos para esta causa, e por isso, tenho o maior respeito por todos”, disse ele.

Ainda em discurso, Deley se colocou como intermediário entre o conselho e o governo. “Trabalho ao lado do prefeito e estou à disposição para ajudar o Conselho. Temos que cuidar das crianças agora, lutar contra o abandono, ajudar na construção de uma base familiar e criar uma expectativa de um futuro melhor para elas”, disse Deley.

A próxima assembléia do CMDCA ocorre no dia 18 de maio e será transmitida online pelo canal do CMCDA no facebook.

A seguir, a composição da diretoria e conselheiros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Diretoria:
Presidente: Denise Alves de Carvalho (SMAC)
Vice Presidente: Maria Cecília da Silva (LEIZ)
1ª Secretária: Ethiene Silva Correia (FBG)
2ª Secretária: Sabine Barbosa Marangon (FCSN)

REPRESENTANTES DOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS:

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VOLTA REDONDA - FEVRE

GABINETE DE ESTRATÉGIA GOVERNAMENTAL – GEGOV
Titular – Larissa Cristina Garcez Silva
Suplente – Thalita Rodrigues da Sá

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, TRANSPARÊNCIA E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO - SEPLAG
Titular – Cláudio Luís Ramos