Mais de mil pessoas acompanham sorteio de boxes dos mercados populares

Mais de mil pessoas acompanham sorteio de boxes dos mercados populares

No evento, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, falou da transparência na distribuição dos espaços vazios entre os microempreendedores do município

 

Expectativa e emoção foram os sentimentos dominantes entre os candidatos a um box nos mercados populares de Volta Redonda durante o sorteio realizado nesta quarta-feira, dia 08, a partir das 10h, no Ginásio da Ilha São João. Houve 1.205 inscritos para 34 vagas divididas entre a Vila Santa Cecília, o Aterrado e a Avenida Amaral Peixoto (Centro).

 

O prefeito Samuca Silva, na abertura do evento, comentou que esse era um dia marcante para Volta Redonda. “O que vemos hoje, aqui, é um processo transparente, democrático e justo, que fomenta a geração de renda no município com o apoio ao micreempreendedor individual. Não há mais espaço para que as ações na administração pública sejam fechadas, escondidas. O nosso governo é da Transparência e da legalidade”, disse.

 

Ele lembrou que, antes de fixar em 34 boxes a serem reocupados, foi realizada fiscalização para identificar espaços vazios e também a terceirização do box, que não é permitido. “Vamos fazer o mesmo trabalho com os quiosques e trailers do município. E a ocupação desses espaços também será por meio de chamamento público e sorteio, tudo muito transparente e democrático”, completou Samuca.

 

O sorteio começou entre os deficientes físicos, que têm direito a 10% das vagas, quatro no total, de acordo com a Lei 4419 de 2017.  O primeiro contemplado foi Rômulo Donata, morador do bairro Caieiras, que escolheu um box da Vila Santa Cecília para iniciar um negócio. “Quero montar um comércio de variedades. Terei objetos de utilidade, decoração e de uso pessoal”, contou emocionado por ser o primeiro a apresentar a documentação e escolher o espaço.

 

No sorteio geral, a primeira contemplada foi Izabel Freitas de Abreu, moradora do bairro Nova Primavera. Ela levou um susto quando ouviu seu nome. “Era um sonho antigo montar uma loja para comercializar laços para meninas e outras peças de artesanato”, afirmou, acrescentando que a forma democrática com que a distribuição dos espaços foi feita é que a animou a fazer a inscrição. “Parabéns a atual gestão municipal pela iniciativa. Acho que mesmo quem não foi sorteado saiu satisfeito pela honestidade do processo”, completou Izabel.

 

André Luiz Estevez de Almeida, que participou do sorteio entre os deficientes físicos, não foi contemplado desta vez. Porém deu seu depoimento de aprovação ao método escolhido para disponibilizar os boxes. “Estamos presenciando uma ação democrática. Um sorteio na frente de todos”, comentou, afirmando que como trabalha com venda de alimentos vai participar de outros sorteios.   

 

O gestor do Banco VR de Fomento, Nelson Kruschewsky Gonçalves, ressaltou que o sucesso do sorteio se deve ao envolvimento de diversas secretarias municipais. “Posso destacar a parceria com a Secretaria de Fazenda, que ficou por conta de toda parte legal, por meio da equipe da Comissão de Licitação. Sem esquecer das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo; de Esporte e Lazer; Ação Comunitária; Infraestrutura, Comunicação. Foi uma ação com a cara do governo Samuca ”, falou.

 

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR

CRAS Retiro realiza ‘Ação Comunitária’

CRAS Retiro realiza ‘Ação Comunitária’

Atividade nesta terça-feira, dia 07, na sede da Apadefi, levou serviços públicos para a comunidade e assistidos pela associação

 

A equipe do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) do Retiro realizou nesta terça-feira, dia 07, “Ação Comunitária” na sede da Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos), que fica no mesmo bairro. O evento, que teve parceria da secretaria municipal de Saúde, disponibilizou serviços públicos à comunidade e aos usuários da associação.

 

A população contou com aferição de pressão arterial e índice glicêmico, atendimento jurídico, palestra de combate e prevenção ao tabagismo, inscrição para o Seja Digital para pessoas beneficiárias de programas sociais do governo federal, corte de cabelo gratuito e o caminhão da Brinquedolândia, além de distribuição de pipoca e algodão doce.

 

O evento ainda contou com apresentação musical com cerca de vinte violonistas, alunos das oficinas de violão dos CRAS. O professor Maurílio Luciano convidou os alunos do CRAS Retiro e de outras unidades que dá aulas para participarem do evento.

 

Rosimar da Silva Faria, que mora do São Geraldo, e pratica violão no CRAS Monte Castelo era uma das convidadas. “Adorei participar do evento. Foi uma troca de experiência com outros músicos e uma alegria para a população que esteve no evento”, disse.

 

Célia Maria Nicolau da Silva e Sebastião Cândido, ambos moradores do Retiro e usuários dos serviços de fisioterapia e fonoaudiologia da Apadefi terminaram as consultas e ficaram no evento. “Aproveitei para medir pressão e a glicose, além de curtir a boa música”, disse Célia. Já Sebastião gostou do corte de cabelo gratuito. “Vim para o tratamento e acabei saindo de visual novo”, falou.

 

De acordo com a coordenadora do CRAS Retiro, Edna Pereira Delgado, a ideia é fazer a Ação Comunitária de dois em dois meses, variando o local dentro da área de abrangência da unidade. “Em outubro, queremos levar as atividades para a quadra do Morada do Campo, que possui um CAM (Centro de Atividades Múltiplas). Lá tem um grupo de convivência com cerca de 80 pessoas, a maioria mulheres. Em parceria com a Secretaria de Saúde pensamos em realizar uma palestra para prevenção do câncer de mama”, falou.

 

O presidente da Apadefi, Rodolfo Levenhagen, que é subsecretário municipal de Ação Comunitária, afirmou que é importante realizar o trabalho de assistência em rede. “A parceria entre as entidades assistenciais e o poder público se faz necessária para a eficácia do serviço. O CRAS é a porta de entrada para os programas de assistência social e nós da Apadefi temos o público que necessita desse serviço”, explicou.

 

O secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Marcus Vinícius Convençal, disse que esse evento faz parte do PAIF (Programa de Atendimento Integral a Família) da secretaria. “É uma forma de aproximar os nossos serviços dos usuários atendidos nos CRAS”.

 

O prefeito Samuca Silva também comentou a ação: “Os serviços públicos tem que superar barreiras e se aproximar cada vez mais de quem precisa de atendimento. Este é o nosso objetivo de gestão, colocar esses serviços bem próximos da população, informando-a dos seus direitos como cidadãos”, frisou.

 

Cadastro no CAD-Único

 

O evento também divulgou a necessidade de inserção no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) de todas as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

 

O cadastro, que passou a ser obrigatório em setembro de 2016, deve ser feito até 31 de dezembro deste ano. Os beneficiários devem procurar uma unidade de CRAS mais próximo de casa para se inscrever no CadÚnico, sob pena de perder o benefício caso não faça o cadastramento.

 

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR

Sorteio de 35 boxes de mercados populares será nesta quarta-feira

Sorteio de 35 boxes de mercados populares será nesta quarta-feira

Mais de 1,2 mil pessoas já estão inscritas para participar do sorteio que será realizado na Ilha São João

 

Nesta quarta-feira, dia 08, acontecerá o sorteio de 35 boxes dos mercados populares de Volta Redonda, sendo 22 no aterrado; 08 na Amaral Peixoto; e 05 na Vila Santa Cecília. Desses boxes, 10% serão destinados a pessoas com deficiência, de acordo com a Lei 4419 de 2017. O sorteio para o uso dos boxes será realizado no ginásio da Ilha São João, às 10h. Mais de 1,2 mil pessoas já estão inscritas para participar do sorteio.

 

O gestor do Banco VR de Fomento, Nelson Kruschewsky Gonçalves, explicou que na hora do sorteio, é necessário apresentar a documentação pedida no edital, como CPF, identidade, CND (Certidão Negativa de Débito) e comprovante de residência. Para pessoa jurídica, também é preciso o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI).

 

“É um momento inédito no município. Pela primeira vez esses espaços serão preenchidos através de sorteio, oportunizando que toda população participe e conheça o processo. Dessa forma estamos gerando mais emprego e renda para Volta Redonda em espaços que estavam fechados”, contou Nelson.

 

As condições para participar do sorteio são: ser morador de Volta Redonda há três anos ou mais, e comprovar essa condição; não ter vínculo empregatício; não ter participação societária em empresas; pode ser pessoa física ou MEI; pois caso seja sorteado todos serão cadastrados como MEI.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redondo, Joselito Magalhães, o critério de sorteio é extremamente justo porque abre espaço para todos participarem. "Esse critério resolve muitos problemas, porque muita gente questiona a forma como esses boxes eram direcionados. O sorteio é a forma correta de disponibilizar o espaço público para quem quer empreender”, afirmou.

 

O prefeito Samuca Silva ressaltou que o processo de sorteio mostra a forma transparente de a administração municipal guiar os processos. É uma boa oportunidade de empreender em Volta Redonda. No passado não tinha um critério claro e objetivo. Agora Volta Redonda dá sinal de transparência, dando a todos a chance de concorrer”, frisou o prefeito.

 

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Gabriel Borges

Volta Redonda avança na criação do Plano Municipal da Infância e Adolescência

Volta Redonda avança na criação do Plano Municipal da Infância e Adolescência

Fundação Abrinq realizou visita técnica em diversos locais da cidade

A cidade de Volta Redonda segue avançando na elaboração do Plano Municipal da Infância e Adolescência. Tanto que neste sábado, dia 28, foi realizada uma visita técnica da Fundação Abrinq em alguns projetos e programas do município. De acordo com os técnicos do Programa Prefeito Amigo da Criança, Augusto Guimarães e Luane Natalli, a ideia é trabalhar próximo ao município e ajudar a identificar onde as ações podem ser ampliadas. 

 

"A cidade já completou todas as propostas. A ideia agora é trabalhar de forma mais próxima do município, entendendo e identificando onde essas ações podem ampliadas", disse. 

 

Os técnicos promovem junto com a prefeitura, reuniões como o Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), com o Comitê de Prevenção a Óbitos Materno-Infantis, com o Conselho Tutelar e com a equipe de Coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) alem do Centro de Referência em Assistência Social Equipe de Referência (CRAS).

 

De acordo o Secretário Municipal do Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov), Fabiano Vieira, foi um encontro muito produtivo. "A Fundação Abrinq através de seus representantes esteve em nossa cidade conhecendo nossas estruturas e um pouco mais sobre nossas políticas públicas sobre criança e adolescente. O objetivo é promover as ações para o programa Prefeito amigo da criança. A meta do governo Samuca Silva é alcançar este prêmio significativo e tão importante para nosso município", disse. 

 

Além de visitar duas creches municipais, eles visitaram o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para entender as condições de saneamento da cidade. 

 

O prefeito Samuca Silva destacou a importância do projeto. "Temos uma atenção especial em diversas áreas como educação, promoção social, saúde e esporte e a parceria com a fundação Abrinq é muito importante, pois valida ainda mais nossas ações. A visita técnica foi muito importante para que eles possam ajudar o município ainda mais. Esse nosso governo é marcado pelo diálogo e assim, conversado e propondo, vamos avançando em todas as áreas", contou. 

 

Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – SecomVR

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