O Prefeito Antonio Francisco Neto, o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, o deputado estadual e vice-presidente da ALERJ, Edson Albertassi, a diretora da sede local da Fundação Leão XIII, Heloisa Lessa Alves de Oliveira, participaram, na manhã desta sexta-feira (dia 25) da inauguração da nova sede do Pólo de Articulação Regional Médio Paraíba II, da Fundação Leão XIII, que passa a funcionar na Rua Leopoldo Marçal, 113, no bairro Aterrado, ficando mais próxima da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) e da Prefeitura de Volta Redonda.
A entidade do governo estadual que presta inúmeros serviços gratuitos para a população, incluindo os jovens em busca da retirada das segundas vias de documentos para trabalhar, as pessoas mais carentes, os idosos, e as pessoas portadoras de deficiência (física, visual, auditiva) terão mais facilidade de atendimentos com a instalação da nova sede. O órgão público do estado vai ocupar duas salas da antiga sede da Funerária Municipal, que ficava neste endereço. O local recebeu pintura, mobiliário como armários, mesas e cadeiras, nova cozinha e colocação de escada para acessar o mezanino da sala, cedidos pela prefeitura.
Sonho Realizado – O prefeito Neto lembrou que, depois que o imóvel ficou vazio, muita gente queria se mudar para lá, mas a intermediação do secretário Munir Francisco foi essencial para abrigar a nova sede da Fundação Leão XIII, que é um polo de articulação regional nos serviços públicos gratuitos que oferece à população mais carente. A diretora Heloisa Lessa Alves de Oliveira lembrou das dificuldades que enfrentava para atender o público alvo e destacou que a mudança de local era um sonho antigo: “Este é um sonho realizado. Os idosos e os deficientes visuais, os cadeirantes, tinham dificuldade de acesso por causas das escadas na antiga sede. O atendimento era difícil não para os funcionários, mas pela falta de acessibilidade no dia a dia de trabalho. Agradeço a sensibilidade do secretário de Ação Social Munir Francisco, do prefeito Neto, que entenderam a nossa situação quando visitaram o local”.
Segundo ela, a Fundação oferece gratuidade de inúmeros serviços para pessoas com renda familiar até um salário mínimo. Um dos mais procurados na instituição é a segunda via de documentos de identidade e certidões de casamento e gratuidade para a realização de casamentos. Além disso, em parceria com a Secretaria de Transporte do Estado, é responsável pela confecção de carteirinhas do Vale Social – passe oficial do Rio Card - para transporte intermunicipal gratuito. Os beneficiados são as pessoas com deficiência e os portadores de doença crônica que fazem tratamento fora do seu município.
O Polo de Volta Redonda coordena os Núcleos de Articulação das Cidades (NAC) de Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Piraí, Valença, Rio Claro e Rio das Flores. Na solenidade, discursaram a presidente da Câmara, vereadora América Teresa, o vice-presidente da ALERJ, deputado Edson Albertassi, vereador Fernando Martins, e a coordenadora da Juventude e presidente da Associação de Moradores do Aterrado, Kika Monteiro, que ressaltaram a parceria do município com o Estado para garantir um atendimento digno a quem precisa dos serviços públicos. Além do empenho do secretário Munir Francisco e sua equipe na Smac para concluir a mudança da sede da Fundação Leão XIII, que também foi destacado pelos oradores.
A presidente da Câmara, a vereadora América Teresa disse que tanto o secretário como o prefeito Neto souberam agir com determinação para inaugurar a nova sede da Fundação: “O prefeito Neto e o Munir estão de parabéns porque, como disse a diretora Heloisa, é um sonho realizado. Este espaço é muito melhor e somando forças da prefeitura com o estado, está-se dando prioridade ao atendimento de pessoas carentes, aos idosos e pessoas com dificuldades de locomoção que não precisarão de subir escadas para receber este atendimento”, enfatizou.
A sede funcionará com os atuais 4 funcionários que já trabalhavam no órgão estadual atendendo a população. O telefone de contato é (24) 3347 7580 e funciona de segunda às sextas-feiras, das 8h às 17 horas, sem intervalo para o almoço. O vereador Neném, o coordenador de Indústria e Comércio e delegado da Jucerja, Haroldo Fernandes, secretários municipais, assessores direto do prefeito e da SMAC compareceram para prestigiar a inauguração da sede.