
Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência acontece em Volta Redonda
Ações, destinadas aos alunos, familiares e profissionais, acontece na Escola Especializada Hilton Rocha
Começou nesta segunda-feira, dia 20, a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, com o tema “Aprender a ser - Além da Visão”. O evento está acontecendo na Escola Especializada Hilton Rocha, no bairro Voldac, em Volta Redonda. A ação tem o objetivo informar e ajudar na compreensão sobre a pessoa com deficiência visual. A abertura do evento contou com a palestra motivacional “A vida extraordinária está além da visão”, realizada pelo coach Alexandre Soares.
De acordo com aluna Anália Vidal, a semana vai ser muito construtiva para todos. “Esse foi o primeiro dia e já aproveitamos muito. A pessoa com deficiência é capaz de realizar diversas tarefas. A sociedade precisa mudar essa idéia de que não somos importantes, muitos nem sabem desse trabalho que é desenvolvido na escola especializada”, enfatizou.
Além de palestras, a semana vai contar com a visita de alunos do curso de magistério de duas escolas das redes privada e estadual que irão conhecer o trabalho desenvolvido na Hilton Rocha. Segundo a diretora da Escola Especializada Doutor Hilton Rocha, Vera Lúcia Ferreira Cruz, a semana não é apenas dedicada aos alunos, mas a todos que convivem com a pessoa com deficiência.
“A troca de experiência, sentimentos e informações nos ajuda a compreender a necessidade que estudantes com deficiência e, além disso, pais e profissionais, têm um espaço para construir juntos novos valores e significados. A participação dos futuros profissionais de educação ajuda muito a mudar esse olhar também”, disse.
O prefeito Samuca Silva, destacou a importância da inclusão da pessoa com deficiência dentro da sociedade.
“Ainda existe dentro da sociedade um preconceito e muito questionamento sobre a capacidade da pessoa com deficiência. Nosso objetivo é exatamente mudar essa visão que é completamente equivocada. Essa semana é muito importante para que todos discutam formas de inclusão”, contou.
A Secretária de Educação Rita Andrade destacou a importância de trocar experiências. “A educação é vivência. O convívio diário entre os alunos é essencial para o crescimento pessoal e educacional. A Escola Municipal Dr. Hilton Rocha há anos se dedica a incluir e a preparar o deficiente visual para a sociedade, não apenas alfabetizando, mas cuidando da sua autonomia e essa atividade intensifica ainda mais o contato e a socialização”, declarou.
Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges – SecomVR