
Rua de Lazer na 33 atrai pessoas de todas as idades
A prática de atividades físicas foi a preferência de quem foi na estreia do segundo ponto da Rua de Lazer
A estreia da Rua de Lazer, na Vila Santa Cecília, atraiu famílias para a prática de atividades físicas neste domingo, dia 12. Fechada para o trânsito de veículos, das 8h às 18h, a Rua 33 foi palco de caminhadas, roda de capoeira, ginástica funcional, aula de dança e tae kwondo, além de atividades recreativas coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Porém, houve quem preferisse apenas passear, a pé ou de bicicleta. O casal Luiz e Lucimar Cajazeira, moradores do bairro Sessenta, aproveitaram o espaço para a prática do ciclismo. “Já temos esse hábito nos finais de semana, mas com a Rua 33 fechada para os carros a atividade ficou ainda mais prazerosa”, disse Luiz.
A mesma ideia teve outro casal, também morador do bairro vizinho, William da Silva Nascimento e Lanne Marcelle Moura levaram a filha Laura para um passeio de bicicleta. “É uma ótima maneira de comemorar o Dia dos Pais”, falou William, que junto com a família interrompeu o passeio para assistir a apresentação de balé.
As alunas de Balé Clássico transformaram o asfalto em salão de dança. Ana Beatriz, que estava acompanhada dos pais Eduardo Figueiredo Freire e Marcele Nogueira, era uma das bailarinas. “Adorei a ideia de dançar no meio da rua”, disse a menina.
Os pais, no entanto, já estão programando passeios aos domingos no local para andar de patins. “É uma atividade que adoramos fazer juntos”, afirmou Marcele, que mora com a família no bairro Barreira Cravo.
Marcos André de Souza é morador da Vila Santa Cecília há 60 anos e aprovou a iniciativa inédita. “Hoje trouxe o cachorro para passear, mas este é um espaço excelente para qualquer atividade física e de lazer”, acredita.
A presidente da Associação de Moradores da Vila Santa Cecília (Ama Vila), Quênia Fernanda aprovou a ideia. “Pela reação das pessoas, confirmamos que a iniciativa agradou, tenho certeza que não só os moradores do bairro como de toda cidade vão aproveitar os domingos aqui”, afirmou, sugerindo atividades orientadas para a terceira idade.
De acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, a Smel estará presente em todas as edições especiais da Rua de Lazer. “Nosso Prefeito Samuca nos deu a oitentação para que os espaços públicos sejam aproveitados da melhor maneira. Estamos presenciando um momento muito importante para a cidade, este espaço de lazer é uma grande conquista para a população e a Smel vai programar atividades variadas para cada final de semana”, disse Paulinha.
E o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, também foi conferir de perto da inauguração da Rua de Lazer na Vila. “É uma satisfação colocar o espaço público à disposição da população. As ruas de lazer já são tradição em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo e Volta Redonda. Nós também não poderíamos ficar de fora desta tendência. Já tínhamos a Radial Leste e agora a 33”, comentou.
Ele acredita ainda que abrindo estes espaços para as famílias está incentivando a prática do esporte e um estilo de vida mais saudável. “Se você tem um local seguro para caminhar, andar de bicicleta, patins ou skate, de acordo com a preferência de cada um, a prática desses esportes será ampliada”, falou Samuca, lembrando que ações como esta fazem parte da mudança do conceito das pessoas.
A partir deste domingo, a população de Volta Redonda conta com dois espaços para lazer e esporte nos finais de semana. Ficam fechadas para o trânsito, das 8h às 18h, a Radial Leste e a Rua 33.
Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – SecomVR