
Prefeitura de Volta Redonda realiza campanha “Só quem sente, sabe”
Motoristas, cobradores e despachantes participaram da ação
Objetivo é a conscientização no transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais ou idosas
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da STMU (secretaria municipal de Transporte e Mobilidade Urbana) realizou nesta quinta, dia 26, na Ilha São João, no CET (Centro de Educação no Trânsito) mais um treinamento voltado para motoristas e cobradores de ônibus. A ação, chamada de "Só quem sente, sabe", envolveu 45 profissionais e vai continuar nos dias 9 e 23 de agosto, quando uma nova equipe também passará pela capacitação. O principal objetivo é a conscientização no transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais ou idosas.
Segundo a STMU (Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana), a expectativa é que todos os motoristas e cobradores passem pela capacitação. O objetivo é que a campanha envolva outros públicos também, como os ciclistas, pedestres, motociclistas e os motoristas. O espaço na Ilha São João será utilizado de forma continuada. A intenção é realizar diversas ações que sensibilizem e se tornem uma prática constante o respeito no trânsito.
Samuca Silva, o prefeito de Volta Redonda, destacou que a segurança no trânsito e no transporte das pessoas exigem atenção e cuidados especiais.
“Essa ação de conscientização faz parte da campanha Maio Amarelo, que começou em maio. Espero que os profissionais convidados para participar aproveitem a oportunidade e que realmente fiquem a par da importância desse treinamento. A população merece a nossa atenção e respeito e essas ações sempre terão o apoio do nosso governo”, frisou Samuca Silva.
“Só quem sente, sabe”
Durante o treinamento, motoristas e cobradores se sentaram em cadeiras de rodas; utilizaram óculos especiais, que simulavam pessoas com deficiência visual; e usaram acessórios, que dificultavam a locomoção, simulando pessoas idosas com dificuldades para subir no ônibus.
A motorista de ônibus Joana D´arc Ribeiro utilizou óculos, que simulavam uma pessoa com deficiência visual. “A sensação é horrível. Eu nunca tive nenhum problema de visão e fazendo esse treinamento a gente realmente se coloca no lugar de quem passa por essa situação todos os dias. Eu sempre procuro ajudar, dentro do possível. Acho muito válido esse treinamento”,comentou a motorista.
“Temos que ter paciência sempre, pois no dia a dia as pessoas podem esquecer que um dia também podem passar por essa situação”, disse Ubiratan Ferreira, despachante.
Thiago Lopes da Silva é cadeirante e gerente na STMU. Ele participou do treinamento. “Nossa esperança é que um dia todos tenham essa consciência e realmente se coloquem no lugar de uma pessoa portadora de necessidade especial ou idosa. Todos merecem o respeito e atenção. Por isso vamos prosseguir com a campanha”, frisou Thiago.
Por Simone Freitas, com fotos de Gabriel Borges