Volta Redonda realiza primeiro Seminário sobre a Saúde do Homem

Publicado em Quinta, 12 Julho 2018 16:42

Volta Redonda realiza primeiro Seminário sobre a Saúde do Homem

Ação aconteceu no auditório da UGB, no bairro Aterrado.

A secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou nesta quinta-feira, dia 12, o Primeiro Seminário sobre a Saúde do Homem, no auditório da Universidade Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado. Mais de 60 profissionais da área da saúde participaram da atividade que teve com principal objetivo sensibilizar esses profissionais ao trabalho sobre o cuidado da saúde do homem.

De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, a população masculina tem os piores indicadores de saúde, tanto em morbilidade como em mortalidade. “Essa é uma realidade no Brasil”, alertou. Ele afirmou ainda que o principal objetivo desse seminário é sensibilizar o profissional de saúde para que utilize estratégias para alcançar o público masculino e reverta essa situação. “Cuidar da saúde do homem também é uma preocupação da equipe da secretaria”, falou.

Dados apontam que a população masculina vive sete anos a menos que a feminina. Além de serem as principais vítimas de doenças cardiovasculares e oncológicas, os homens sofrem também com ações externas como a violência e o abuso de álcool e outras drogas.

Segundo Elizangela Marcelo, enfermeira gerente da Unidade Básica de Saúde da Família, do bairro Siderlândia, o seminário é muito importante para ajudar o profissional de saúde a compreender e abordar essa temática dentro das unidades básicas. “Trabalhar a saúde do homem é muito importante. É uma população que dificilmente procura as unidades básicas de saúde. E nós como trabalhamos na prevenção temos que buscar formas de abordar esse público”, contou.

Para o coordenador do setor de Saúde do Homem, o médico do programa de saúde na família, Vinicius Soares, é muito importante que toda a rede de assistência social também esteja envolvida nesta ação. “Convidamos a secretaria de Ação Comunitária também para participar do seminário, pois o assunto também vai de encontro às questões sociais. Todos precisam estar envolvidos na promoção da saúde do homem, a prevenção é a melhor forma de abordar esse público”, enfatizou.

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância de se realizar políticas públicas para a promoção da saúde do homem. “O homem brasileiro, culturalmente, não procura tratamento medico preventivo. Temos que mudar essa postura começando pelo nosso município”, afirmou.

 

Por Maria Clara Sales com foto divulgação