
Prefeitura busca melhorar as condições do transporte escolar
Prefeito de Volta Redonda recebe representantes dos profissionais de transporte escolar para debaterem novas regras para categoria
Representantes dos profissionais de transporte escolar foram recebidos na tarde desta quarta-feira, dia 4, pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. Eles apresentaram as principais demandas da categoria e reforçaram a importância da atualização de um decreto que regulamenta o transporte de estudantes.
Para isso, será criada uma comissão para analisar cada item do documento. O grupo será formado por representantes do transporte escolar; responsáveis dos alunos; representantes Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU); e um representante da Procuradoria Geral do Município, além do representante do gabinete do prefeito.
Atualmente, as regras são estabelecidas por um decreto do ano de 2002. Uma das regras, por exemplo, determina que os veículos com 32 passageiros tenham, no máximo, 15 anos. E oito anos para aqueles com 16 passageiros.
“A ideia é preservar, por lei, os motoristas, a segurança das crianças que utilizam o transporte e o poder público. Quando regras são determinadas através de decreto, as pessoas envolvidas ficam a mercê do chefe do Executivo. Queremos mudar isso”, disse o prefeito Samuca Silva
Samuca Silva determinou que fosse reforçada a fiscalização da STMU contra os transportes piratas. E ainda: a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) realizará uma campanha publicitária para conscientizar os responsáveis dos estudantes a não contratar os serviços piratas.
Atualmente, de acordo com o decreto, a cidade é dividida em quatro setores e as permissões são distribuídas de acordo com a demanda de cada região. São 145 veículos na cidade realizando o transporte escolar – aproximadamente, duas mil crianças são transportadas, diariamente, na cidade.
“Vocês fazem parte da mobilidade urbana e precisamos organizar, de maneira justa e legal, o serviço do transporte escolar. O atual governo é pautado pela legalidade”, disse secretário da SMTU, Wellington Silva
Representantes da categoria saíram satisfeitos da reunião com o chefe do Executivo: “Saímos mais tranquilos da reunião. O diálogo é o melhor caminho para chegarmos a um consenso. Agradecemos ao prefeito por nos ouvir e acreditamos que as nossas demandas serão atendidas em prol da categoria e da própria população”, ressaltou Jailton Luís Moraes e Silva, profissão de transporte escolar.
Por André Aquino, com foto Gabriel Borges - SECOM/VR