
Sábado de atividades nas escolas de Volta Redonda
Seis unidades escolares realizaram ações especiais para os alunos, pais e responsáveis
Os 37.500 alunos da Rede Municipal de Ensino estavam nas salas de aula nesse sábado. Até o início do mês de agosto os alunos terão reposição das aulas perdidas durante a greve dos caminhoneiros. Em seis escolas da rede as atividades foram especiais e contaram com a participação dos pais e responsáveis. Entre as ações realizadas nessas unidades estão oficinas e exposições, até apresentações de música, dança e jogral.
No Centro Municipal de Educação Infantil Barquinho de Papel, no bairro Siderlandia, aconteceu a Festa da Família, com o tema Projeto Litérario. Nossa intensão em trabalhar esse tema é formar leitores. Esse momento aqui hoje é dos pais com a criança. Os alunos estão fazendo apresentações de teatro, a gente montou oficinas, tem fantoches, tem o espaço para a foto em família, explicou a diretora do CMEI, Liliane Meireles.
Regiane Ferreira, mãe da aluna Mariana, de 06 anos, disse que a filha está adorando o evento. Ela gosta muito. Ficou a semana toda ansioso esse encontro, porque reúne a família. As vezes a gente não tem muito tempo durante a semana para interagir na escola e eu acho isso muito importante, disse.
Já no CMEI Tempo de Criaça os alunos apresentaram seu trabalhos sobre consumo consciente de água. Nosso projeto teve início em março e ao longo desse tempo nós desenvolvemos vário trabalhos com as crianças e hoje foi a apresentação de todos os projetos feitos no primeiro semestre, falou a diretor Roseli Botelho.
Para a secretária de Educação, Rita Andrade, o envolvimento de toda a comunidade nas atividades desenvolvidas fortalece a escola. "A educação é de responsabilidade de todos. Essas atividades ajudam no desenvolvimento do aluno e fortalece esses laços. Nosso objetivo sempre é incentivar a participação dos pais e da comunidade escolar dentro das unidades", afirmou.
O prefeito Samuca Silva destacou que tanto a escola quanto os pais e responsáveis tem o mesmo objetivo que é o aprendizado. "A família, os responsáveis e a escola formam uma grande equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, pois todos têm o mesmo objetivo que é melhorar sempre a educação", enfatizou.
Por Ana Maria Mansur, com fotos de Geraldo Gonçalves / SecomVR