Volta Redonda se destaca como cidade empreendedora

Publicado em Sexta, 29 Junho 2018 17:41

Volta Redonda se destaca como cidade empreendedora

Números mostram saldo positivo de ações e projetos da administração municipal que levaram à conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor

 

Mil e duzentos novos MEIs (Microempreendedores Individuais), 255 artesãos, 60 ambulantes com alvarás, 956 ambulantes cadastrados em processo de análise para alvará, 15 produtores de orgânico, 260 feirantes, 197 MEIs que utililizam os boxs dos Mercados Populares. Esse é o saldo de ações do projeto “Volta Redonda, Cidade Boa Para Viver e Investir”, que vem beneficiando o empreendedorismo na cidade e que levou à conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor (projeto idealizado pelo Sebrae), na categoria “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”.

 

“A ideia desse projeto foi implementar em Volta Redonda a desburocratização e modernização do serviço público, ferramentas de planejamento e criar alternativas para nossa cidade voltar a crescer”, explicou o prefeito Samuca Silva, que irá representar o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional do Prefeito Empreendedor, no primeiro semestre de 2019, Brasília.

 

A 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu a inscrição de 74 municípios e na primeira avaliação, 54 foram considerados aptos a seguir na competição com 62 projetos. Desses, 37 foram selecionados como finalistas e concorreram com 43 projetos, já que cada município poderia inscrever-se em duas das oito categorias.

 

Samuca Silva também foi premiado na categoria 'Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI)’, na qual a administração municipal participou com o projeto “Volta Redonda Além do Aço”, que beneficiou cerca de 3 mil pequenos negócios, registrando crescimento de 14,61% no número de MEIs formalizados no município em relação a 2016, e 11,76% na emissão de alvarás para MEIs.

 

“O sistema para abertura de empresas era burocrático e lento, com tempo médio de 60 a 90 dias para uma empresa se formalizar. Hoje se leva de três a cinco dias para se abrir uma empresa em Volta Redonda. Ficou muito mais acessível com a implantação do Alvará Fácil, além da retirada da taxa do MEI, que permitiu uma economia para quem quer ser microempreendedor”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães.

 

Realização de parcerias foi fundamental para o saldo positivo

 

Promovido pelo Sebrae, o Prêmio Prefeito Empreendedor retratou todo um trabalho realizado pela Prefeitura de Volta Redonda através de parcerias com entidades como o próprio Sebrae. A coordenadora Regional do Sebrae, Ana Lúcia de Araújo Lima, elogiou os avanços do Governo Municipal, ressaltando que a cidade é referência na região e no estado do Rio de Janeiro. “Com destaque, a prefeitura está saindo da caixinha e inovando ainda mais no incentivo aos micros e pequenos empreendedores. Coloco à disposição da prefeitura toda rede de consultoria do Sebrae”, disse Ana Lúcia.

 

As parcerias com entidades empresariais também renderam bons frutos, como o Rua de Compras, que também foi possível graças à Lei do Livre Comércio. Sucesso que foi replicado em outras cidades da região, o evento é realizado aos domingos que antecedem as datas comemorativas em ruas dos centros comerciais. As vias são fechadas para os automóveis e liberadas para a população circular e realizar atividades de compras e entretenimento, além de serviços de utilidade pública.

 

Além do Rua de Compras, diversos outras ações e projetos, sejam em parceria ou promovidos pela prefeitura, colaboraram para o incentivo ao empreendedorismo em Volta Redonda e permitiram a conquista do prêmio. Dentre eles, se destacam: treinamentos e capacitações para ambulantes; realização de eventos como o StartVR, Rio em Ação, Circuito Gastronômico, Mês do MEI, Semana do Empreendedor; ações como implantação do Regin, Sala do Empreendedor, entre outros.

 

O prefeito Samuca Silva reforçou a importância do trabalho realizado para que Volta Redonda se torne referência em empreendedorismo. “Estamos também na segunda fase do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que serve para medir o desempenho de cada uma das secretarias, além de ser uma forma de incentivar e acompanhar o trabalho de cada pasta”, acrescentou Samuca Silva.

 

Por Raphael Martiniano