Conselho Municipal de Segurança Alimentar toma posse para o biênio 2018-20
Órgão é responsável em propor ações para as políticas públicas nutricionais e de alimentação saudável em Volta Redonda
Com a presença do vice prefeito Maycon Abrantes, do secretário municipal de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal, foi empossada a nova diretoria do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Volta Redonda para o próximo biênio 2018-2020, sob a presidência de William Ferreira de Carvalho com mandato de 2 anos. O conselho é composto por 20 representantes titulares da Sociedade Civil e 10 representantes governamentais. A cerimônia foi às 14h no auditório da Smac, Aterrado.
A coordenadora do Conselho, Gisele Cristina Araújo de Almeida, disse que o órgão tem como principal objetivo “elaborar um Plano Municipal de Segurança Alimentar, fiscalizar e propor políticas de segurança alimentar, com atuação prevista em lei municipal”. O secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius, destacou os avanços nessa política, com a aproximação do governo municipal dos agricultores locais com o cadastro feito pelo Banco VR Fomento, a implementação do mercado dos orgânicos, projeto já foi aprovado e a busca de mais recursos em Brasília para o Banco de Alimentos do município.
“Eu quero parabenizar a vocês, conselheiros, por fazer um trabalho voluntário, avançando junto com o prefeito Samuca Silva na segurança alimentar e nutricional, porque está garantindo o direito de todas as crianças e cidadãos ter uma alimentação adequada em nossa cidade, disse o secretário.
Ele destacou ainda que “Outro avanço do governo municipal foi o chamamento público feito para os produtores locais participarem do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Antes o acesso era somente garantido para as empresas e os produtores ficavam de fora. Estamos buscando mais recursos com emendas parlamentar para o Banco de Alimentos do município”, anunciou.
O presidente do Conselho empossado, William Ferreira, comentou o trabalho a ser feito: “É gratificante este trabalho, estou feliz porque o conselho terá um papel importante, propositivo, com atribuições muito maiores junto à sociedade civil que representa. São mais de 100 entidades aqui representadas por setores, sendo que vamos tomar decisões no coletivo para que todos possam participar delas”. Eles substitui na função o ex presidente Belino Francisco de Melo, que ajudou a estruturar o conselho, que nasceu de um fórum, virou comitê, antes do reconhecimento institucional.
O vice prefeito Maycon Abrantes, afirmou que o Comsea terá, em 2 anos de mandato, a função de “criar mecanismos, apresentar novas propostas nas políticas públicas para atender as demandas da população”. O prefeito Samuca Silva, além de citar o projeto em execução da criação do mercado dos orgânicos, o cadastro no Banco VR Fomento dos produtores locais, abrindo novas oportunidades de comércio junto à rede pública, comentou:
“O Conselho é peça fundamental porque o poder público não consegue atuar sozinho nas propostas e projetos, na construção de um plano municipal na área da segurança alimentar e nutricional, para fazer uma cidade melhor para a população. Vamos ter que construir esta política juntos”, comparou Samuca.
A conselheira Luciana Tavares de Almeida, representando o Lar e Escola Recanto das Crianças, de Três Poços, Vila Rica, disse que “é muito bom participar e sugerir melhorias dentro do conselho”. João Aureliano, do Centro Espiritual O Sal da Terra, fala das expectativas do novo conselho: “O importante será a gente conseguir melhorar a alimentação dentro da cidade e ajudar as pessoas no consumo de alimentos saudáveis”, concluiu.
Pelo governo municipal, fazem parte do Comsea, as secretarias de Educação, Governo, Meio Ambiente, Saúde, Vigilância Sanitária, SAAE-VR, Banco VR de Fomento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, FBG, Ação Comunitária, Furban. Pela Sociedade Civil, estão entidades como APAE, APADA (Deficientes Auditivos), FOA (Fundação Oswaldo Aranha), FAM (Federação de Associações de Moradores), igrejas evangélicas, Lar Espírita Irmã Zilá, Ongs Projeto Arte em todo lugar, Ser e Crescer Sempre Jovem, Grupo Solidariedade, entre outras.
Texto de Afonso Gonçalves com fotos de Evandro Freitas