
Semana de Prevenção às Drogas é concluída com teatro
Prefeito Samuca Silva participa de encerramento e fala da necessidade da cultura, esporte e lazer nas políticas públicas de prevenção ao uso de drogas
Pelo menos 1,5 mil estudantes da rede municipal de ensino participaram do encerramento da Semana Municipal de Prevenção ao uso de Álcool e Drogas. O evento, que aconteceu no teatro do Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal, teve a participação do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. Durante uma semana, a Coordenadoria Municipal de Prevenção ao uso de Drogas (CMPD) promoveu uma série de atividade em pontos distintos cidade.
No evento desta terça-feira, dia 26, um grupo de dança da Escola Rubens Machado, do bairro Vale Verde, fez uma apresentação e, em seguida, um teatro – da companhia ‘Arte em Cena’ – apresentou o espetáculo ‘Tem Alguém Aí’, peça premiada nacionalmente e retrata o uso de entorpecente entre os adolescentes.
“Sou filho da periferia, da escola pública daqui do Getúlio Vargas e da (Escola Municipal) Miguel Couto. Quero deixar uma mensagem: hoje sou prefeito e cada um de vocês pode ser um médico, um engenheiro, advogado. Isso depende do tamanho do sonho de cada um”, disse Samuca Silva, que continuou:
A semana começou com uma blitz educativa na Avenida Nelson Gonçalves, no Centro, próximo à Rodoviária Francisco Torres, com a distribuição de folhetos. Tiveram também oficinas para famílias nos bairros Volta Grande e Brasilândia, além da participação na Rua de Lazer, na Radial Leste, e campanha de conscientização no comércio. E ainda: no dia 25, segunda-feira, teve palestras na rede municipal de ensino, com o tema ‘Conectado com a Vida’.
“Pela primeira vez, a cidade teve uma semana inteira dedicada a prevenção de drogas e sempre um trabalho entre as secretarias. Tivemos apoio da Fevre (Fundação Educacional Volta Redonda), a secretaria de Educação; a de Cultura; a de Esporte e Lazer; e a Guarda Municipal”, disse o coordenador da CMPD, Ricardo Cunha.
Por André Aquino, com foto Gabriel Borges