Guarda Municipal orienta sobre segurança dos idosos em vias públicas
Palestra educativa feita no Centro de Prevenção à Saúde do Idosos da Associação dos Aposentados, focou nos cuidados de travessia nas faixas de pedestres
A Guarda Municipal de Volta Redonda foi convidada para uma palestra educativa pela Associação dos Aposentados (AAP) de Volta Redonda pelas comemorações nesta segunda-feira, dia 25, ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos. O inspetor da GM, Valdo Gomes Rocha, fez uma palestra na sede do Centro de Prevenção a Saúde do Idoso no bairro Nossa Senhora das Graças, onde abordou as medidas de segurança do idoso, na travessia das faixas de pedestres, o uso obrigatório do cinto de segurança, riscos de acidentes provocado no trânsito, entre outros.
Segundo ele, o Código Nacional de Trânsito protege o idoso e as pessoas portadoras de necessidades especiais, mas os cuidados devem ser redobrados pelo idoso no perímetro urbano, principalmente quando está nas faixas de pedestres. O inspetor da GM destacou que a maioria dos acidentes de trânsito são provocados por falha humana, citando imperícia no volante, falta de cuidados na aproximação pelos motoristas dos semáforos, quando muitos provocam acidentes por pura desatenção.
Valdo comparou situações do idoso tanto como pedestre ou como condutor do veículo: “O pedestre é a parte mais frágil no trânsito. O idoso requer maior atenção dos motoristas, seja pela limitação de sua mobilidade, ou por idade avançada. A maioria dos acidentes são provocados por falha humana. O condutor não pode manusear o celular enquanto estiver dirigindo porque vai distrair e colocar em risco a vida de pedestres e outros motoristas. A inflação é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de 7 pontos na carteira”, explicou.
Segundo ele, na travessia das faixas de pedestres é preciso verificar se todos os veículos estão parados. Valdo Gomes acrescentou que no final do ano entrará em vigor uma resolução nacional já aprovada que prevê punição para pedestres e ciclistas que desrespeitam as leis de trânsito, e fez um alerta.
“O idoso deve ter cuidado e muita atenção. Deve evitar andar junto ao meio fio, de usar sombrinhas e guardas chuvas na frente da sua visão, na hora de atravessar a via, peça ajuda se tiver dificuldades, suba e desça devagar no uso do transporte coletivo. E se tiver os direitos desrespeitados no trânsito, tem que reclamar junto à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, para as providências necessárias junto as empresas de ônibus”, orientou.
Proteção dos Idosos
O prefeito Samuca Silva disse sobre a importância dessa parceria: “A Associação dos Aposentados é uma entidade que faz um belo trabalho na defesa das causas dos trabalhadores aposentados. A parceria com a entidade é muito bem-vinda, principalmente quando a preocupação é por uma melhor qualidade de vida para os idosos da nossa cidade, aumentando a expectativa de vida. É um direito de cidadania para a melhor idade ter os seus direitos respeitados”.
A gerente de Assistência Social do Centro de Prevenção do Idoso, da AAP, Eliana Dutra, disse que anualmente a entidade reforça a parceria com a GM, que faz esta programação. “O risco de uma queda na rua é muito grande porque coloca em risco a saúde física e emocional do idoso. A Guarda sempre vem nos atender nesta política pública de atenção ao idoso, ajudando a preservar a sua saúde”, disse Eliana.
Um dos associados presentes, Márcio Simões, 70 anos, elogiou a apresentação e fez uma crítica: “É uma palestra muito educativa, muito válida pela orientação. Infelizmente, alguns motociclistas não estão respeitando os sinais de trânsito, e avançando no corredor ao lado dos carros, mesmo com o sinal fechado. Eu quase fui atropelado outro dia com o sinal fechado. O motoqueiro freou em cima de mim, no meio da faixa”, frisou.
Outra associada, Carmen Semedo, aprovou a palestra: “Muito esclarecedora, porque estamos vendo motoristas de ônibus e de carros particulares falando ao celular e dirigindo. E com a nova legislação do final do ano, vai aumentar a carga para fiscalizar os ciclistas também”, comparou.
O inspetor da GM depois da palestra respondeu várias perguntas do público, onde cerca de 70 pessoas da melhor idade compareceram. Valdo informou que quem não respeita a vaga para idoso nas vias públicas, está sujeito a ter o carro recolhido para o depósito municipal, além de pagar multa.
Texto de Afonso Gonçalves e fotos de Evandro Freitas / SecomVR