Volta Redonda promove 1º Treinamento em Saúde do Trabalhador

Publicado em Sexta, 15 Junho 2018 18:10

Volta Redonda promove 1º Treinamento em Saúde do Trabalhador

Secretaria Municipal de Saúde e Cerest realizaram capacitação para aproximadamente 330 profissionais de atendimento ao usuário

 

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda e o Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) promoveram na manhã desta sexta-feira, dia 15, o 1º Treinamento em Saúde do Trabalhador, com o tema “Qualidade de Vida no Trabalho e a Humanização no Atendimento”. Como o objetivo de capacitar às equipes que trabalham diretamente com o público, o evento reuniu cerca de 330 profissionais no auditório da UGB (Universidade Geraldo Di Biase).

 

“A ideia é melhorar o atendimento aos usuários da rede pública de saúde do município. O cidadão merece um atendimento mais digno e acolhedor e também nessa questão estamos avançando”, comentou o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto.

 

Em parceria com o Programa de Saúde do Trabalhador, o setor de Fisioterapia e a Área Técnica da SMS, a capacitação envolveu assuntos como risco de acidente de trabalho, saúde do trabalhador, orientação em relação à forma de atendimento e ergonomia.

 

“Existem outros complementos que são feitos individualmente em cada posto de saúde. Vamos tentar fazer de forma global todo ano, até porque tem muitas pessoas novas que chegam e não estão capacitadas, e tentamos capacitar para melhorar esse atendimento ao público, ao usuário”, explicou Marcelo Cavaliere, que é coordenador do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) e ministrou a capacitação junto da coordenadora da Divisão de Saúde do Trabalhador de Volta Redonda, Edineia Rosa Ferreira Sant’Anna, da pedagoga e profissional de Recursos Humanos do HSJB (Hospital São João Batista), Pina Kruschewsky, e da fisioterapeuta da SMS, Juliana Moreira Ribas.

 

Dentre os novos profissionais que receberam o treinamento, estava Flávia Guimarães, que trabalha no setor de Recursos Humanos da SMS e entrou em outubro do ano passado. “Na rede pública, é minha primeira capacitação. É bom saber mais sobre a qualidade do atendimento, a comunicação entre os servidores. Essa capacitação é útil para tirar dúvidas e oferecer um atendimento melhor”.

 

Também estiveram presentes profissionais que estão há 10 anos ou mais atuando na rede municipal de saúde. Um deles é Bruna Aparecida Miranda Horta, que trabalha na recepção do Cais Aterrado. “A última capacitação que tive foi quando entrei na prefeitura. Esse treinamento ensina a ter mais paciência, a lidar com situações mais complicadas, aprimorar a relação do servidor com o público”.

 

O prefeito Samuca Silva ressaltou a importância de a administração municipal atualizar as equipes de suas secretarias. “Temos que melhorar a cada dia o atendimento ao cidadão, seja na saúde, na educação ou em qualquer outra área. Capacitações, aquisição e ampliação de espaços e outra melhorias fazem parte do nosso trabalho para valorizar o usuário dos serviços públicos”.  

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges