Empresa de ônibus é notificada pela STMU após operação no Santa Cruz

Publicado em Sexta, 08 Junho 2018 16:51

Empresa de ônibus é notificada pela STMU após operação no Santa Cruz

Secretário e fiscais identificaram irregularidades em pneus e em rampas para cadeirantes, além de superlotação

 

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda, Wellington Silva, acompanhado de uma equipe de fiscais da secretaria, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 8, uma fiscalização em ônibus no bairro Santa Cruz, com base na Lei Municipal 5448/18, que estabelece sanções e multas aplicáveis em decorrência das infrações cometidas pelas operadoras do transporte coletivo. A operação foi realizada após denúncias de passageiros referentes a possíveis superlotações dos veículos, conforme relatou o aposentado Vanderson dos Santos Barbosa, morador do bairro há 32 anos.

 

“Não haviam dois desses condomínios aqui próximos e aumentou o número de moradores, mas parece que não colocaram mais ônibus. Pelo contrário, acho que diminuiu a quantidade de ônibus”, explicou Vanderson.

 

Assim como ele, Valmir José da Silva Junior, que também é morador do bairro, reclama das condições dos veículos. “Hoje mesmo, um cadeirante que mora aqui no condomínio tentou embarcar em dois ônibus desses novos, mas os motoristas informaram que a rampa não estava funcionando. Ele perdeu o horário do trabalho e, por sorte, pegou carona com uma vizinha”.

 

O secretário e os fiscais abordaram 6 veículos e constaram, além da superlotação em um deles, problemas com a condição dos pneus em outros. Foram interditados 5 ônibus, sendo 4 por conta de desgaste e defeitos nos pneus. Um microônibus com problemas na rampa de acessibilidade a cadeirantes foi testado e apresentou defeito. Os passageiros tiveram que ser transferidos para outro veículo que estava no ponto.

 

De acordo com os fiscais, a empresa foi notificada a reparar os veículos e apresentá-los para vistoria, com objetivo de conseguir autorização para voltar a circular nas linhas municipais. O secretário Wellington Silva comentou que há muito tempo existem cobranças da população em relação aos ônibus do Santa Cruz, referentes a veículos que quebravam e os passageiros precisavam ser remanejados para outro veículo.

 

“Essas reclamações reduziram. Agora, tivemos sobre supressão de linha. Apesar de termos um edital de vistoria, não vamos ficar inertes. Sempre que recebermos qualquer reclamação ou denúncia, vamos adr uma resposta de imediato”, explicou o secretário.

 

O prefeito Samuca Silva afirmou que é importante o governo estar presente nas ruas, ouvindo a população e atendendo às reivindicações.

 

“Estamos cobrando das empresas a melhoria contínua do transporte público, inclusive novos veículos já estão em circulação, melhorando o atendimento. Mas continuaremos fiscalizando e investindo. A população merece um transporte público de qualidade”, comentou Samuca Silva, lembrando que a prefeitura está investindo no projeto Tarifa Comercial Zero, que vai oferecer transporte gratuito para a população circular pelos centros comerciais de Volta Redonda.

 

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas