
Reunião sobre combate a violência contra o idoso acontece na SMIDH
Ações que serão desenvolvidas em parceria com outras secretarias foi debatida
A Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH), realizou nesta terça-feira, dia 05, uma reunião para tratar das ações que serão realizadas durante todo mês, sobre o combate a violência contra o idoso e o "Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa".
Segundo Dayse Penna, secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, a participação de todas as secretarias é muito importante para alcançar um maior público.
" Essa data é muito relevante para chamar atenção e informar a sociedade sobre os cuidados que devemos ter com os idosos. Com a participação de todas essas parcerias só tende a melhorar o alcance das políticas públicas já realizadas. Além de conscientizar sobre a violência contra a pessoa idosa", disse.
O encontro contou com a participação de representantes das secretarias de Cultura, Ação Comunitária, Esporte e Lazer e Academia da Vida, que planejaram de forma coletiva a promoção do evento e a capacitação dos profissionais que trabalham com a terceira idade.
O prefeito Samuca Silva, destacou o encontro entre as pastas para abordar um tema tão importante. "A parceria entre as secretarias é muito importante. Nossa gestão se comprometeu a trabalhar com diálogo e é isso que estão realizando. Nossa cidade tem políticas públicas consolidadas que ajudam no combate e na valorização dos idosos. Acredito que trabalhando em conjunto o alcance e a visibilidade do tema serão ainda maiores", contou.
Além de discutir ações relacionadas ao combate à violência contra a pessoa idosa, no encontro foram apresentados os dados estatísticos de casos de violência, as leis e estatuto para os profissionais que atuam nessas áreas e a rede de atendimento e as ações e serviços que são prestados ao público para o caso de violação de direitos.
De acordo com Dayse Penna, a troca de informações e a capacitação dos profissionais que trabalham com idosos é muito importante."Abordar esse tema de forma simples e com informações, chamando a sociedade a participar é muito importante. Queremos capacitar ainda mais os profissionais que trabalham nesta área", enfatizou.
Por Maria Clara Sales com foto divulgação