Projeto 'Amigos Leitores' acontece em escola municipal de Volta Redonda

Publicado em Quarta, 23 Maio 2018 16:54

Projeto 'Amigos Leitores' acontece em escola municipal de Volta Redonda

Ação do projeto coletivo contou a participação de pais e alunos

 

O Centro Municipal de Educação Infantil Alzira Vargas, no bairro Retiro em Volta Redonda realizou na manhã desta quarta-feira, dia 23, mais uma apresentação do projeto coletivo 'Amigos Leitores'. As atividades estão sendo realizadas desde fevereiro na unidade escolar e tem como principal objetivo incentivar o hábito da leitura nas crianças. De acordo com a diretora do centro de educação infantil, Adriana Câmara, toda escola participa do projeto.

 

"Hoje foi a vez da sala amarela apresentar para os pais o trabalho. De forma quinzenal estamos realizando as atividades e convidados os responsáveis para participar.  O projeto coletivo precisa da participação de todos, estamos aqui apenas planto uma semente que vamos colher lá o futuro", falou.  

 

Atualmente o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Alzira Vargas, atende 370 crianças. Além de incentivar a leitura através do projeto, o espaço conta com um 'cantinho do livro' e um 'varal literário', onde é trabalhado os gêneros textuais. Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, a leitura é uma formas de atividade que mais ajuda no desenvolvimento. 

 

"Ler é um exercício que deve ser fomentado dentro de todos os espaços. A leitura é uma atividade muito importante para o crescimento e desenvolvimento da criança, ajudando na fala, na memória e futuramente impulsionando a carreira profissional deste aluno", disse.

 

O projeto 'Amigos Literários' será encerrado no mês de julho, com uma apresentação de teatro dos pais de alunos. Para Luciana Guedes, mãe do pequeno Santiago de 5 anos, a presença dos pais é estimulante para o crescimento dos alunos. 

 

"Eu vejo a evolução do meu filho, agora ele consegue se socializar melhor e está mais comunicativo. Sempre tentei estimular meu filho, pergunto as professoras sobre o rendimento dele, pois sei que precisa ter uma troca entre pais, professores e os alunos", contou.  

 

O prefeito Samuca Silva enfatizou a participação dos pais na unidade escolar. "A leitura é realmente uma viagem, e estimula a imaginação da criança. Os pais devem participar desse desenvolvimento junto a escola. Nos estamos pensando no futuro", disse. 

 

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves Secom – VR