
Projeto Guarda Mirim forma nova turma
Projeto é uma parceria entre Guarda Municipal e a secretaria municipal de Ação Comunitária
A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Guarda Municipal e da secretaria municipal de Ação Comunitária, realizou na terça-feira, dia 22, a primeira formatura de 2018 do projeto Guarda Mirim. O evento aconteceu no CRAS (Centro de Referencia Social) do bairro Vila America, e contou com a presença de 37 formandos, além de pais e familiares. Também estiveram presentes o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni; o secretário municipal de Ação Comunitária, Marcos Vinícius Convençal; e o vice-prefeito de Volta Redonda, Maycon Abrantes.
São três meses e meio de aulas, uma vez por semana, em que os alunos aprendem noções de ética, cidadania, direitos humanos, prevenção ao uso de entorpecentes e violência doméstica, primeiros socorros, defesa do patrimônio, saúde pública, educação no trânsito, oficina do esporte, civismo, uso legal e progressivo da força, Estatuto da Criança e do Adolescente, violência e segurança pública.
A aluna Ana Vitória dos Santos Andrade, de 16 anos, contou que aprendeu muito coisa com o projeto. “Eu gostei muito de participar do Guarda Mirim. Eu adquiri muito conhecimento, e isso me fez mudar várias coisas no meu dia a dia”, disse. Rosiane dos Santos Andrade, mãe da adolescente, se mostrou muito orgulhosa de ter a filha participando da Guarda Mirim. “Eu achei excelente o projeto. Minha filha aprendeu muito coisa e inclusive já está colocando em prática”, contou.
Durante a cerimônia aconteceu exibição de fotos das instruções, passeios e juramento dos formandos. “Agora essas crianças são agentes disseminadores das informações adquiridas ao longo do curso, como valorização da família e dos estudos, postura e educação no convívio social”, afirmou a coordenadora do projeto, a guarda municipal Priscila Monteiro.
O comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, falou sobre a importância da juventude. “Eu acreditou muito na juventude, e acredito que nós podemos superar esse momento ruim que estamos passando no país. Eu estou há 25 anos na GM e vi esse projeto nascer, eu vejo a diferença que ele faz na vida desses adolescentes”, falou Dalboni.
Já o secretário de Ação Comunitária de Volta Redonda, Marcus Vinicius Convençal, parabenizou os alunos e agradeceu a confiança dos pais. “Eu quero agradecer a todos os pais por terem confiado seus filhos a nossa equipe. Mesmo com todas as dificuldades financeiras que nós enfrentamos no município nós conseguimos resgatar esse e outros projetos”, afirmou o secretário.
O vice-prefeito, Maycon Abrantes, agradece à equipe do projeto. “A equipe do CRAS está sempre trazendo as demandas de vocês. O nosso prefeito está se dedicando e fazendo de tudo para trazer sempre o melhor para Volta Redonda”, acrescentou Maycon.
Para o prefeito Samuca Silva, o programa é importantíssimo para a prevenção com os jovens. “A equipe da GM e da Smac passa conhecimentos que serão levados para toda a vida. Esses jovens têm a oportunidade de aprender e ampliar conceitos básicos de cidadania e solidariedade” destacou o prefeito de Volta Redonda.
Por Ana Maria Mansur, com fotos de Gabriel Borges / Secom VR