
Palestra sobre trânsito acontece em escola municipal de Volta Redonda
Atividade da Guarda Municipal contou com a participação de pais e alunos da Escola Municipal Jesus Menino
Em comemoração a campanha do mês 'Maio Amarelo', a Guarda Municipal de Volta Redonda realizou nesta sexta-feira, dia 18, na Escola Municipal Jesus Menino, no bairro Belmonte, o projeto ‘O Transporte que eu uso’. Mais de 500 crianças participaram da atividade que foi realizada nos turnos da manhã e da tarde. O projeto contou com a presença dos pais, além de uma palestra e a apresentação do mágica.
Para Ricardo Souza, pai de uma aluna, a atividade sobre o transito, dentro da escola, é muito interessante para o futuro. "Vim buscar minha filha e fiquei surpreso com a atividade. Achei interessante a Guarda Municipal vir aqui passar essas informações de uma forma bem simples e engraçada. É muito importante. Os alunos ficaram encantados e com certeza vão levar esse aprendizado para a vida inteira", disse.
A ação de educação no trânsito teve como objetivo conscientizar e educar as crianças sobre o risco de acidentes e cuidados no trânsito. Segundo a inspetora da Guarda Municipal, Wilma da Costa, que coordena a atividade, os alunos são multiplicadores da informação. “A atividade visa diminuir o número de acidentes e tornar o trânsito mais seguro. As crianças se tornam multiplicadores da segurança no trânsito e futuramente se tornam adultos educados”, enfatizou Wilma.
A diretora da Escola Municipal Jesus Menino, Vilmeia Alves de Souza, parabenizou a Guarda Municipal pela atividade. "A presença da Guarda Municipal aqui é muito importante para passar a informação aos alunos. E os pais acabam sendo cobrados por eles a cumprir as leis de trânsito", disse.
A próxima unidade a receber o projeto será a Escola Municipal Mário Villani, no bairro Açude II. De acordo com a secretária de Educação, Rita Andrade, a parceria com a Guarda Municipal é muito importante para a educação no trânsito. "Educar é de forma coletiva, e todos devem colaborar com a melhoria no trânsito, nossa cidade tem muitos carros e trabalhar isso nas escolas é muito relevante para melhorar o futuro", enfatizou.
Para Rodrigo Müller, subcomandante da Guarda Municipal educar as crianças é uma forma de cobrar os pais. “A educação no trânsito tem que começar desde pequeno, educar uma criança é mais fácil que educar um adulto. As crianças cobram dos pais uma direção mais cautelosa”, contou.
Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges - Secom VR