Central de Atendimento Único da Prefeitura de Volta Redonda faz capacitação com Corpo de Bombeiros
Objetivo foi qualificar a equipe para melhorar cada vez mais o atendimento à população
A equipe da Central de Atendimento Único (CAU) da Prefeitura de Volta Redonda participou nesta quarta-feira, dia 16, de uma capacitação com um agente do Corpo de Bombeiros. Durante o encontro foram discutidas questões básicas de atendimento para que a equipe possa dar, por telefone, um atendimento qualificado à população. Além de explicações sobre como lidar com as mais diversas possibilidades de chamado que a CAU recebe todos os dias.
O Aspirante a Oficial do 22º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar), Diego Gonçalves, explicou que as orientações corretas por telefone, durante o chamado, podem salvar vidas. “Às vezes são coisas simples, mas que vocês conseguem ajudar enquanto o socorro está chegando”, disse. Diego esclareceu também sobre os diferentes serviços que os Bombeiros prestam e para onde cada situação deve ser encaminhada.
A equipe aprendeu algumas noções básicas de primeiros socorros para realizarem a ajuda por telefone, como desmaios, pequenos ferimentos, acidentes com eletricidade, queimaduras, parada cardiorrespiratória e situações envolvendo produtos químicos e venenos.
Ele explicou a forma adequada que as atendentes devem ter durantes os procedimentos. “As atendentes devem ser rápidas e conhecer a cidade, para que ao passar a informação o socorro chegue rápido. Também é muito importando ter controle emocional, paciência, descrição e bom senso, porque muitas vezes o solicitante está nervoso”, informou o Aspirante a Oficial.
De acordo com a coordenadora da Central de Atendimento Único, Paola Mazili, a ideia de convidar um bombeiro para dar o treinamento para a equipe é melhorar cada vez mais o atendimento à população. “A equipe está estruturada. A intenção da CAU não é só ser uma central de denúncia e reclamações, e sim uma central de informações e atendimento à população. Então a equipe tem que estar preparada para as mais diversas situações”, contou Paola.
Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, ter uma equipe capacitada é muito importante. “Esse é mais um canal para a população tirar suas dúvidas e receberem ajuda. Então é essencial que a equipe esteja pronta oferecer um atendimento de excelência”, finalizou o prefeito.
Por Ana Maria Mansur, com fotos de Geraldo Gonçalves / Secom VR