Alunos de Volta Redonda recebem ação sobre saúde bucal

Publicado em Quinta, 10 Maio 2018 18:15

Alunos de Volta Redonda recebem ação sobre saúde bucal

Ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e UniFOA

O Centro Municipal de Educação Infantil Recanto Infantil, do bairro Retiro, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 10, a visita de alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA). Eles realizaram uma atividade de saúde bucal para os alunos do centro municipal. A ação, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria de Saúde, faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde).

Segundo a Secretária de Educação, Rita Andrade, a prevenção deve ser abordada desde a primeira infância. “Essas atividades de prevenção têm um impacto muito grande no futuro. Ensinar desde cedo à criança bons hábitos ajuda na mudança de comportamento dentro e fora da escola”, disse.

Na unidade escolar 105 crianças participaram da atividade, que incluiu apresentação de teatro sobre higiene bucal e a escovação supervisionada. De acordo com a dentista da Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Retiro, Luzia Helena Loureiro, ensinar a forma de escovação correta é essencial.

 “Prevenir é muito importante. E a forma que os alunos universitários explicaram, através do teatro, ajuda no desenvolvimento e compreensão da criança. Eles mostraram como escovar os dentes de forma bem didática, usando o ‘dentão’, a escova grande, pasta de dente e o fio dental. Isso aproxima da realidade das crianças e auxilia no entendimento”, enfatizou.

O prefeito Samuca Silva destacou a relevância de se tratar de forma educativa a saúde bucal na linguagem da criança. “É muito complicado explicar para as crianças a importância de se escovar dentes, pois eles ainda não têm maturidade para esse entendimento. Por isso há necessidade de ser assim tão clara a explicação. A prevenção é uma das várias formas de se melhorar o futuro", finalizou. 

Além do teatro e da aula de escovação, as crianças receberam um kit fornecido pela UniFOA, com cartilha educativa, sabonete, escova de dente e pasta de dente.

Para Isabela Rossi, aluna do 8º período de Odontologia, promover a saúde nas escolas é um grande aprendizado.

“Participar dessas atividades é muito importante também para nós, alunos do curso. Promover a saúde bucal ajuda na mudança de um perfil em longo prazo. E a educação trabalhada com a prevenção ajuda a transformar”, destacou.

A ação também foi de inclusão. Segundo a diretora da unidade escolar, Milene Tavares, os futuros dentistas estimularam o conhecimento através do tato para uma aluna com deficiência visual.

“Através do tato os alunos do UniFoa conseguiram apresentar para uma aluna deficiente visual a forma certa de se escovar os dentes e de passar fio dental, o que estimula  a sua autonomia. Essas atividades inseridas no projeto educacional são fundamentais, pois trazem ao aluno a vivência ampla de mundo. E o ensinamento adquirido é levado para dentro de casa”, disse.

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves Secom – VR