Volta Redonda avança na revisão do Plano Diretor
IPPU está realizando debates em bairros da cidade
A Prefeitura de Volta Redonda já levou a cinco regiões diferentes da cidade os debates sobre a revisão do Plano Diretor, abrangendo mais de 20 bairros. Na noite desta quarta-feira, dia 9, a capacitação aconteceu no Conjunto Habitacional Vila Rica, na Escola Municipal Wladir de Souza Telles. O encontro foi para os moradores do Vila Rica, Jardim Tiradentes, Belvedere, Cidade Nova e adjacências. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU-VR).
O objetivo dos eventos nos bairros é explicar a importância do Plano Diretor para a cidade e receber sugestões dos moradores. “O Plano Diretor vai nortear o desenvolvimento urbano da cidade. Além da revisão do plano, que deve ser feito a cada dez anos, também queremos modernizar a legislação urbana. Realizamos diversas oficinas e agora estamos levando os debates para os bairros”, destacou o diretor do Departamento de Planejamento Urbano do IPPU, Gerval de Almeida Junior.
Nesta sexta-feira, dia 11, o IPPU-VR vai levar a capacitação sobre a revisão do Plano Diretor para os moradores dos bairros Casa de Pedra, Siderópolis e Jardim Esperança. O encontro será no Colégio Estadual Acre, na Rua 659, nº 100, às 18 horas.
O diretor-presidente do IPPU-VR, Márcio Lins, lembrou que a revisão do Plano Diretor é importante para o futuro da cidade. “É ele que vai disciplinar o desenvolvimento urbano da cidade, seja com projetos públicos ou privados. Por isso é muito importante a participação popular nesse processo”, comentou.
O prefeito Samuca Silva comentou que a revisão do Plano Diretor deverá ser concluída até o final do ano. “Nosso objetivo é preparar a cidade para os próximos anos, para que possamos ter um desenvolvimento urbano de forma eficiente. Com muito diálogo, estamos percorrendo os bairros para falar com os moradores. A participação da população é muito importante nesse processo”, disse o prefeito.
Todo processo de revisão do Plano Diretor pode ser acompanhado pela população através do site: http://www.planodiretor.ippuvr.com.br.
Por Mateus Gusmão, com fotos de Geraldo Gonçalves – SecomVR