
Fevre realiza palestras pela Semana da Enfermagem
Evento para alunos do curso técnico de Enfermagem será realizado no Colégio Getúlio Vargas até quinta-feira, dia 10
Os alunos do curso técnico de Enfermagem, através da parceria entre a Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), abriram as palestras pela Semana da Enfermagem, comemorada entre os dias 12 e 20 de maio, na noite desta terça-feira, dia 08. O evento, que vai até quinta-feira, dia 10, é realizado no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no Colégio Getúlio Vargas, sempre às 19h, e aborda o tema “Terapia”.
O primeiro dia de palestra ficou por conta da enfermeira e professora Anna Beatriz Avellar Melo, que tratou de terapia coletiva, abordando a técnica Roda de Terapia para promover a prevenção à saúde. Nesta quarta e quinta-feira, dias 09 e 10, a exposição fica a cargo da comunicadora Jane Marins que fará palestra motivacional e “Acolhendo Flores”, onde fala da importância do acolhimento, do entender as necessidades do paciente para buscar soluções.
A aluna Rejane Aparecida Barbosa da Costa, que faz estágio no Hospital São João Batista e na Unidade Básica de Saúde do Conforto, apóia a realização de qualquer atividade para ampliar o conhecimento. “Ouvir as experiências de profissionais que estão há anos no mercado sempre acrescenta e serve de exemplo e alerta para quem está começando”, acredita Rejane, que se torna técnica em Enfermagem no final de 2018.
Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, as atividades extraclasse, assim como o estágio na Rede Pública de Saúde, permitem que o estudante termine o curso com noção da profissão na prática. “O depoimento de um profissional experiente pode ser fundamental para quem está iniciando as atividades”, disse.
O CURSO – De acordo com a co-gestora Faetec/Fevre, Claudia Gonsalez de Amorim, o Colégio Getúlio Vargas, tem hoje 91 alunos do curso técnico de Enfermagem da Faetec, que tem duração de dois anos. “Quarenta estudantes fazem apenas as aulas teóricas e 51 se dividem entre a sala de aula e o estágio supervisionado”, explicou.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, disse que apóia a parceria entre a Faetec e a Febre, que disponibiliza a estrutura do Colégio Getúlio Vargas para o curso de Enfermagem. “É importante que Volta Redonda forme profissionais, principalmente na área da saúde, e ampliar a oportunidade dos nossos jovens de entrar no mercado de trabalho”, falou.
Por Renata Borges com fotos de divulgação – Secom/VR