Guarda Mirim visita memorial dos Ex Combatentes em Volta Redonda

Publicado em Quinta, 03 Maio 2018 16:27

Guarda Mirim visita memorial dos Ex Combatentes em Volta Redonda

 

Os alunos do projeto Guarda Mirim visitaram nesta quinta-feira, dia 03, o Memorial dos Ex-Combatentes. O objetivo da visita foi mostrar para as crianças a atuação das forças expedicionárias brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. Eles também visitaram o espaço da biblioteca e do museu existente no interior do Memorial e depois receberam instruções detalhadas da atuação do Brasil na Itália, ao longo da batalha.

 

“Foram passadas informações sobre quem eram os brasileiros que lutaram na guerra, como atuaram, o período e as condições que permaneceram durante a Segunda Guerra Mundial. Isso serve para dar ciência à nossas crianças da importância das forças armadas e da representação brasileira na segunda guerra mundial”, explicou a Guarda Municipal, Priscila Monteiro, responsável pelo projeto.

 

Para Miriam, de 15 anos, estudante da Escola Municipal José Juarez Antunes, essas visitas representam a oportunidade de conhecer a história do Brasil. “Acho maravilho participar desse projeto. Através dele temos a oportunidade de conhecer espaços que fazem parte da história do Brasil. Hoje, por exemplo, conheci como o Brasil participou da Segunda Guerra”, disse a aluna.

 

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o projeto tem o objetivo transformar esses meninos e meninas em agentes multiplicadores das experiências vivenciadas. “Essa visita vai ensinar para as crianças valores históricos que são muito importantes. No projeto os alunos aprendem varias coisas, como noções de cidadania, direitos humanos e ética”, contou o prefeito.

 

Sobre o Projeto

 

A Guarda Mirim é um Projeto Social da Guarda Municipal em parceria com a SMAC. Acontece semestralmente em comunidades previamente selecionadas por uma equipe da SMAC que identifica o público alvo. Atualmente o projeto trabalha com 100 vagas de guardas mirins, sendo que o Projeto acontece em dois bairros diferentes atualmente, Vila Americana e Candelária. Cada bairro dispõe de 50 vagas, 25 na parte da manhã e 25 na parte da tarde.

 

Os jovens do projeto devem ser estudantes da rede pública de ensino, ter idade entre 8 e 15 anos. Ao longo do projeto eles recebem diversas instruções como primeiros socorros; ética, direitos humanos e cidadania; saúde pública e planejamento familiar; trânsito; noções de meio ambiente; combate e prevenção às drogas; entre outras atividades.

 

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Divulgação / Secom VR