
Prefeitura de Volta Redonda promove feira de artesanato no Zoológico Municipal
Evento reuniu quase 50 artesãos e serviu para a categoria expor e comercializar seus trabalhos
No último domingo de cada mês o público que vai visitar o Zoológico Municipal tem uma atração a mais. É a feira ArteZoo, parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Cultura de Volta Redonda, que abre espaço para os artesãos da cidade apresentarem seus trabalhos. A feira aconteceu neste domingo, dia 29 de abril, no estacionamento do zoológico e contou com a participação de 48 artesãos.
Estavam expostos trabalhos produzidos a partir de técnicas variadas, como papel reciclado, bordados, MDF, patchwork, tear, entre outros. O público conferiu adornos e acessórios, objetos de decoração, educativos, lúdicos, artefatos religiosos e utilitários.
Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, os artesãos são importantes para fomentar a cultura da cidade.
“É uma categoria muito importante, são grandes profissionais e que merecem nossa atenção e carinho. A feira serve também como fomento de te geração de trabalho e renda”, disse Samuca.
Para a artesã Mara Márcia Machado, a feira é uma oportunidade de expor os trabalhos e mostrar novidades.
“Expor no Zoológico é interessante, pois as pessoas não esperam ver esse tipo de artesanato aqui e acabam se surpreendendo”, disse Mara.
“Eu achei bem legal, a gente percebe que a prefeitura tem investido em ideias inovadoras, como essa, e que dão certo”, disse a parapsicóloga Roberta Fernandes Fonseca.
Naiara Dantas Vieira também é artesã. “Para nós é um incentivo e tanto que a prefeitura proporciona, pois agora estamos tendo mais espaço e atenção”, comentou.
“O objetivo da Feira de Artesanato é também a oportunidade de oferecer uma atração a mais para o público que freqüenta o Zoológico. E o evento não atrapalha a rotina do zoológico. É uma parceria que tem dado muito certo e faz parte da orientação do prefeito Samuca Silva, que é a união entre as secretarias”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vidal Vasconcelos.
Conforme explicou a secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, todos os artesãos são bem-vindos para participar das feiras. Os artesãos que estão expondo trabalhos estão cadastrados no programa de artesanato municipal, mas todos podem participar. O critério é que os trabalhos sejam estritamente artesanal”, destacou Aline Ribeiro.
Os artesãos que tiverem interesse em participar podem entrar em contato pelo telefone da secretaria da Cultura (24) 3339-4207.
Por Simone Freitas, com fotos de Evandro Freitas