
Volta Redonda realiza Campeonato de Badminton
Primeira etapa do Campeonato Estadual reuniu quase 100 atletas
Volta Redonda está sediando a Primeira Etapa do Campeonato Estadual de Badminton e Parabadminton (peteca). O evento teve início neste sábado, dia 28, na Ilha São João, e é realizado com apoio da SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer).
O campeonato reuniu um total de 87 atletas, de 6 a 35 anos, vindos de várias cidades do estado, sendo que 25 atletas são de Volta Redonda.
O vice-presidente da FEBARJ ( Federação de Badminton do Rio de Janeiro) destacou que a estrutura de Volta Redonda é excelente e agradece a prefeitura pelo evento.
“É a primeira vez que uma das etapas ocorre em Volta Redonda. A cidade tem uma estrutura muito boa, o ginásio da Ilha São João é ótimo e a localização da cidade é estratégica, facilitando os atletas que vem do Rio, de São Paulo, Minas. A prefeitura está de parabéns”, disse Marcos Santos.
Grandes atletas do badminton também estavam participando. Jonathan Matias é do Rio de Janeiro. Ele tem 18 anos e já coleciona os títulos de 1o lugar no ranking nacional da categoria sub19 e o 2o lugar no Pan-americano.
“Eu gosto muito de badminton, eu já pratico há 10 anos e recomendo que todos pratiquem. O ginásio de Volta Redonda está sendo excelente para a competição”, disse o atleta.
A atleta de Volta Redonda Thais Ferreira, de 18 anos, divide o tempo entre a faculdade e os treinos.
“Eu treino bastante e se eu tivesse mais tempo me dedicaria mais a esse esporte. Eu já fiquei em terceiro lugar na disputa nacional do sul-americano”, disse Thais.
Volta Redond também foi palco do Circuito Sul Fluminense de Badminton
O circuito também começou neste sábado, no ginásio do bairro Santo Agostinho.
“O objetivo do circuito é dar oportunidade para os iniciantes de badminton. É um evento que não tem caráter de competição”, explicou Patricia Monlevad, subsecretária de Esportes de Volta Redonda.
Adultos e jovens participaram do circuito, que reuniu 52 praticantes de badminton. “Depois que eu comecei a praticar esse esporte eu fiquei mais concentrado na escola, antes eu era muito agitado”, disse o estudante Pedro Lucas de Araújo, de 15 anos.
“O esporte une a gente, é uma relação de troca, pois um ajuda o outro”, comentou a estudante Gabriela de Carvalho Cabral, de 16 anos.
De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, o incentivo ao esporte faz parte do objetivo da secretaria.
“O apoio que nós demos ao FEBARJ, cedendo os espaços para o campeonato de badminton acaba contribuindo para incentivar ainda mais a prática de esporte em Volta Redonda. A presença dos atletas, tanto profissionais, como iniciantes, demonstra isso”, disse Paulinha.
Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a prática de esporte é um complemento para o desenvolvimento dos jovens. “Praticar esporte é vida e todas as ações em prol do incentivo aos esportes sempre são bem-vindas”, destacou o prefeito.
Por Simone Freitas, com fotos de Evandro Freitas