Volta Redonda debate melhorias para segurança pública
Prefeito Samuca Silva se reúne com forças de segurança
Com objetivo de realizar uma maior integração entre as forças de segurança e traçar estratégias, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, se reuniu nesta sexta-feira, dia 27, com representantes dos órgãos de segurança pública que atuam no município. Estiveram presentes a reunião: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Conselho Comunitário de Segurança.
O prefeito Samuca Silva iniciou a reunião destacando que o objetivo do encontro era integrar as forças. “Eu sou um meio-campo quando se fala em segurança pública, meu papel é juntar as forças de segurança para que, juntos, possamos traçar estratégias. O Estado passa por problemas que acabam se refletindo na cidade”, destacou.
A prefeitura, junto com as forças de segurança, criaram um grupo de trabalho que vão se reunir periodicamente para analisar os resultados, avaliar dados e buscar soluções em conjunto para a segurança. O prefeito também se comprometeu a realizar campanhas educacionais sobre consumo de drogas.
“Em breve já teremos em todos os acessos da cidade câmeras de segurança. Também coloco a disposição o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de todas as forças de segurança”, disse o prefeito, deixando a disposição os funcionários do Ciosp para cursos de qualificação e melhoria no atendimento.
O inspetor Carlos Carvalho, da Polícia Rodoviária Federal, sugeriu uma integração entre os Centros de Operações da cidade da região, através de rádios transmissores, e o posto da PRF. “Assim poderemos acompanhar algumas ocorrências que começam em uma cidade e segue até outra”, disse.
Para o coronel PM Antônio Jorge Goulart Matos, comandante da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), encontros com as forças de segurança são importantes. “Estamos tendo uma reunião objetivo, traçando metas e objetivos. Sugiro que tenhamos um grupo com contato e reuniões periódicas”, destacou, ressaltando que os policiais do 28º BPM estão apresentando bons números no combate a violência. “De oito veículos roubados nos três municípios que o 28 atende, apenas um foi em Volta Redonda”, disse.
Por Mateus Gusmão, com fotos de Evandro Freitas – SecomVR