População conta com quase 50 postos de vacinação contra gripe

Publicado em Terça, 24 Abril 2018 18:48

População conta com quase 50 postos de vacinação contra gripe

Quatro mil pessoas foram vacinadas no primeiro de dia de Campanha de Vacinação Contra Influenza

 

A Prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria municipal de Saúde, está disponibilizando quase 50 postos para a Campanha de Vacinação Contra Influenza. Confirmando dado histórico, de que os idosos formam o público alvo que sai na frente à procura da imunização contra gripe, a Policlínica da Melhor Idade, no Jardim Paraíba, foi o ponto de vacinação mais movimentado no primeiro dia da campanha, nesta terça-feira, dia 24.

 

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, foram imunizadas quatro mil pessoas no primeiro dia de campanha contra gripe.

 

Geraldo Mendes, morador do bairro Nossa Senhora das Graças, foi um dos primeiros a chegar. “Venho quase todos os dias aferir a pressão na Policlínica, mas hoje aproveitei para vacinar contra gripe”, disse. Já Agnelo Coelho Santiago saiu do Jardim Amália II para se vacinar na Policlínica do Idoso. “Desde que comecei a tomar a vacina, há quatro anos, recebo a dose aqui na policlínica”, contou.

 

A coordenadora da Policlínica da Melhor Idade, Giuliana Ferreira Oliveira Silva, afirma que os idosos são muito fiéis à unidade. “É bom alertar que eles podem procurar uma unidade da Atenção Básica, mais próxima de casa, para se vacinar contra gripe”, afirmou, contando que em uma hora de vacinação cem idosos haviam sido imunizados.

 

A Unidade Básica de Saúde da Família Jardim Paraíba também registrou procura pela vacina contra gripe logo no início da manhã. A professora Janys Cardoso Santos tomou a vacina e levou a filha Ester, de seis anos, que apresentou atestado de asma para se imunizar. “Com a saúde não se brinca, por isso tomamos a vacina anualmente”, disse a professora.

 

A dona de casa, Érica Vargas, moradora do Aterrado, foi levar o filho Matheus, de três anos, para vacinar. “Gosto de vir logo garantir a vacina dele. Criança fica doente de uma hora para outra. É melhor prevenir”, acredita.

 

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, lembra que Volta Redonda disponibiliza vacina em quase 50 pontos para atingir, pelo menos, 90% do público alvo do município: cerca de 60 mil pessoas. “A população alvo pode procurar uma das 44 unidades da Atenção Básica; os idosos contam com vacinação na Policlínica da Terceira Idade; e a Policlínica da Mulher e a maternidade do Hospital São João Batista vão imunizar gestantes e puérperas assistidas nas unidades”, disse Milene.

 

A campanha, que vai até o dia 30 de maio e terá o Dia D no dia 12, é voltada para crianças de seis meses a quatro anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais.

 

Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias – Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany.

 

O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que o objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população. “A vacinação é a medida mais efetiva para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, disse.

 

O prefeito Samuca Silva faz um apelo à população alvo da campanha para que procure as unidades de saúde para se vacinar. “Vamos trabalhar para atingir a meta de imunização do Ministério da Saúde. Faremos busca pelo público alvo, com os Agentes Comunitários de Saúde; e contaremos com a ajuda da população para fazer a divulgação maciça da campanha”, comentou o prefeito.

 

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR