Prefeitura de Volta Redonda realiza atualização para médicos
Tema abordado foi a Síndrome Respiratória Aguda Grave
Médicos da Rede Pública de Saúde de Volta Redonda e profissionais de instituições privadas participaram de atualização sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Profissionais. A capacitação foi promovida pela secretaria de Saúde de Volta Redonda em duas etapas: nesta quinta-feira, dia 19, e na quinta passada, dia 12.
Os responsáveis pelas palestras foram o médico infectologista Eduardo Rafael Candanoza, que atua e a coordenadora do setor de epidemiologia, Milene Paula de Souza.
De acordo com Milene, o objetivo da capacitação é apresentar o cenário atual da doença, como identificar os sintomas e conduzir o atendimento ao paciente, além de mostrar o acesso à medicação. “Também é importante fazer a coleta do material para confirmação da doença e a notificação dos casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave”, disse Milene.
A médica Flávia Peixoto Bittencourt, que trabalha no bairro Roma I, aprovou a iniciativa da secretaria. “As atualizações são sempre válidas. É importante investir em conhecimento”, acredita.
Rodrigo Coelho Motta, médico no Santa Rita do Zarur, concorda com a colega. “Apesar de não trabalharmos na emergência, as unidades básicas, principalmente as mais afastadas do centro, têm esse tipo de demanda”, destacou.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, destacou que a atualização se faz necessária pois a síndrome pode ser um agravamento do vírus Influenza. “E os meses mais frios do ano, que se aproximam, têm mais incidência de gripe”, afirmou.
Por Renata Borges, com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR