
Secretaria de Educação realiza palestra de primeiro socorros em Volta Redonda
Ação desenvolvida com os pais e responsáveis aborda temas relevantes para a segurança das crianças
A Secretaria Municipal de Educação realizou na Creche Municipal Nosso Espaço, do bairro Volta Grande III, na manhã desta quinta-feira, dia 19, uma palestra sobre primeiros socorros. O encontro reuniu cerca de 50 pais e responsáveis dos alunos da instituição. A ação faz parte do projeto coletivo “Cuida de Mim”, que tem como objetivo abordar temas relevantes a saúde e ao desenvolvimento das crianças.
Segundo a diretora da creche, Áurea Penna, a participação dos adultos é muito relevante para crescimento da criança. “Os pais são bem participativos e isso ajuda bastante no trabalho que desenvolvemos com os alunos. Estar presente nesse contexto colabora com os resultados, o tornando mais eficaz. E todos devem participar, a ação tem como objetivo alertar os responsáveis sobre cuidados com coisas simples que podem ser perigosas para as crianças”, comentou.
Na palestra, também foram explicados os perigos dentro de casa que podem causar acidentes. “Alguns objetos pequenos podem ser engolidos pelas crianças, medicamentos armazenados de forma errada que as crianças possam ter acesso também é perigoso. Panela de pressão e outros itens domésticos apresentam perigo. Além de alertar sobre essas coisas, falamos também sobre as medidas que devem ser tomadas após um eventual acidente”, disse a enfermeira Camila Angélica, da Unidade Básica de Saúde do bairro Volta Grande III.
Ao final da reunião os pais e responsáveis foram às salas de aula para realizar atividades juntos com os alunos. Uma oficina de confecção de sabonetes, teatro e apresentação musical foram realizadas coletivamente.
Para a secretária Rita Andrade, inserir os pais no contexto da educação infantil é muito importante. “Além de prevenir acidentes, as palestras passam conhecimento. Não apenas sobre um tema, mas de um contexto que deve ser sempre analisado. A educação é feita em conjunto, todos devem trabalhar para que a criança se desenvolva”, enfatizou a secretária de Educação.
No primeiro encontro os temas abordados foram à higiene, saúde das crianças e doenças que podem aparecer na infância. De acordo com a mãe do aluno Samuel, dois anos, Rosângela Cabral, as palestras são importantes. “Com a correria do dia a dia, muitas coisas acabamos esquecendo e deixando as crianças em perigo. A minha família tem histórico de acidentes com crianças apenas por distração. após essas palestras conseguimos enxergar melhor as coisas”, contou.
O prefeito Samuca Silva, enalteceu a parceria entre as instituições. “É muito importante que as estruturas do governo, como a saúde e a educação, trabalhem juntos para um bem maior. Quando todos trabalham para o desenvolvimento é mais certo ter um resultado positivo. Essas palestras levam conhecimento para as famílias e vai ajudar no desenvolvimento das crianças”, disse.
Por Maria Clara Sales com fotos de Gabriela Borges Secom – VR