
Descarte de Lixo Eletrônico é sucesso em Volta Redonda
Quase 20 toneladas do material foi recolhido, das 9h às 16h, na Praça Brasil
A ação Descarte Solidário de Lixo Eletrônico realizado neste domingo, dia 15, em Volta Redonda, recolheu quase 20 toneladas de material. A coleta de aparelhos de TV, fogões, geladeiras, monitores de computador, pilhas, mouses, teclados, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros aparelhos eletrônicos aconteceu na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.
A realização foi uma parceria do Rotary Club com a prefeitura de Volta Redonda. O presidente do Rotary Club de Volta Redonda, Anderson Ferreira de Oliveira, explicou que os aparelhos serão vendidos para empresas especializadas e os recursos revertidos para entidades sociais do município.
“Essas empresas fazem o descarte correto desses materiais. Fazem a descaracterização e aproveitamento de matéria prima, que pode chegar a 90% do volume”, disse, acrescentando que a adesão da população foi maior do que a esperada e que o Rotary já pode pensar em outra ação similar em um ponto diferente da cidade.
Michela Barros, moradora do bairro Água Limpa, aprovou a iniciativa. Ela descartou televisor e peças de computador como monitores. “Ficamos com esse material em casa, que não tem conserto e utilidade e sabemos que não devemos jogar junto ao lixo comum. Parabenizo a entidade e a prefeitura por apoiar a ação, que ainda é beneficente”, disse.
O prefeito Samuca Silva destacou a importância do descarte correto de lixo eletrônico para a preservação do meio ambiente.
“Esse evento promove a reciclagem de materiais, protege a natureza e ainda gera emprego e renda. Além de ajudar entidades que cuidam de pessoas carentes em nosso município”, afirmou o prefeito.
Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR