Fundação Beatriz Gama oferece aulas de equitação
Instituição coordena a Escola Municipal de Equitação, que oferece aulas gratuitas a estudantes da rede pública
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Fundação Beatriz Gama (FBG), mantém a Escola Municipal de Equitação, que funciona na Ilha São João, e oferece aulas gratuitas para alunos da rede pública. As aulas retornaram no mês de março e contribuem para o rendimento escolar dos estudantes.
O diretor pedagógico da FBG, Rodrigo dos Santos, explicou que o projeto prevê que os alunos participem das aulas durante seis meses, para assim dar oportunidade a outros alunos. “Todos os alunos são da rede pública e são selecionados por meio de critérios pedagógicos. O objetivo é ensinar como montar e a como tratar dos animais”, disse Rodrigo.
“O objetivo não é competição e sim o desenvolvimento comportamental e pedagógico dos alunos, além do desempenho escolar. Graças a relação que a criança vai desenvolvendo com o animal, ela fica mais concentrada na escola, o que gera um melhor aproveitamento durante as aulas”, frisou a diretora-presidente da Fundação Beatriz Gama, Cláudia Dornellas.
Ruan Sobreira Marins, de 8 anos, também está nas aulas de equitação. Sua mãe disse que no início ele tinha medo de cavalos, mas agora ele não quer perder uma aula. “Meu filho aprendeu a gostar dos cavalos. Ele está mais calmo e eu observei que o interesse dele nas aulas melhorou”, disse Angélica de Oliveira Sobreira Cataldi.
A diarista Débora Lucia de Souza, é mãe de Brayan Candido de Souza, de 13 anos que também participa das aulas de equitação. “Antes ele era bem desatento nas aulas e o rendimento dele não era o que eu esperava. Agora eu só tenho elogios e espero que ele melhore ainda mais”, comentou Angélica.
O prefeito Samuca Silva co mentou sobre a importância do projeto para as crianças e adolescentes. “Todas as ações em prol do desenvolvimento das crianças e adolescentes são bem-vindas. A Fundação Beatriz Gama entende bem a realidade e a necessidade de cada faixa etária e esse projeto só tem dado bons frutos”, destacou o prefeito Samuca Silva.
Como participar das aulas de equitação
Interessados devem procurar a secretaria da escola e se informar sobre como incluir os filhos nas aulas de equitação. Podem participar estudantes da rede pública, de 6 a 14 anos de idade. As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras. No total oito cavalos fazem parte do projeto. A FBG disponibiliza profissionais para cuidar dos animais e todos são vacinados. Veterinários acompanham a qualidade da saúde dos animais.
Por Simone Freitas, com fotos de Geraldo Gonçalves