Prefeito Samuca Silva lança programa “Comunidade Preventiva”
Projeto é para incentivar a política de prevenção de uso de drogas entre os jovens de Volta Redonda
O prefeito Samuca Silva participou na manhã desta sexta-feira, dia 23, do lançamento do programa “Comunidade Preventiva”, organizada pela Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD). O evento aconteceu no auditório do Colégio Municipal João XXIII, no Retiro. A meta do programa é diminuir ou evitar os problemas causados pelas substâncias antes que eles surjam, oferecendo possibilidades de mudança efetiva ao estimular comportamentos e hábitos saudáveis na comunidade.
“A coordenadoria assumiu essa responsabilidade de reunir os autores para prevenção de drogas. A importância de cada profissional para evitar a entrada dos jovens no vício. Quando falamos da prevenção das drogas, estamos atingindo positivamente as áreas como educação, assistência social, saúde e segurança pública”, frisou Samuca Silva, ressaltando que o governo está aberto para aqueles que têm boas ideias. “Quem tem projetos, se levantam para apresentar que esse é o momento. Boas ideias sempre são bem-vindas no nosso governo”.
A partir do projeto de capacitação, os líderes comunitários e dos órgãos públicos multiplicam conhecimento técnico de prevenção na comunidade. “A prevenção é uma intervenção que almeja mudanças de fatores pessoais, sociais e ambientais que podem contribuir para retardar ou atrasar o consumo de drogas ou evitar que esse consumo se torne danoso ou problemático. O comprometimento com uma ação é fator importante que colabora para diminuir o consumo de drogas e auxiliar na promoção da saúde e do bem-estar”, afirmou Ricardo Cunha, coordenador da CMPD.
A coordenadoria utiliza a seguinte metodologia: “Ações da Prevenção Universal e Seletiva”, priorizando os modelos de oferecimento de alternativas, estilo de vida saudável e educação afetiva. A metodologia usa arte, educação, esporte e saúde com forma de prevenção. “Para evitar que nossos jovens entrem no mundo das drogas, não precisamos necessariamente citá-las. É só incentivar a prática saudáveis”, finalizou Ricardo Cunha.
Por André Aquino com foto Evandro Freitas