Calçadas de Volta Redonda são recuperadas
Objetivo é garantir mobilidade urbana e evitar acidentes com pedestres
A prefeitura de Volta Redonda está realizando a recuperação de várias calçadas do município. O primeiro trecho a receber os reparos foi a calçada da Rua Neme Felipe, no bairro Aterrado, e seguirá para a Avenida Paulo de Frontim. Os reparos estão sendo feitos visando melhorar a mobilidade urbana e evitar acidentes com pedestres. A previsão é que o serviço seja feito até a próxima sexta-feira, dia 21.
De acordo com o secretário de Infraestrutura de Volta Redonda, Toninho Orestes, a secretaria sempre realiza a revitalização em locais em que o piso foi padronizado pela prefeitura. “Sempre que somos solicitados ou fazemos uma constatação nas calçadas públicas com piso padronizado, onde houve a intervenção do poder público na sua padronização, e que haja irregularidade de piso solto, piso irregular porque a raiz jogou o piso para cima e o deixou desnivelado, vamos realizar a recuperação”, explicou ele.
Várias pessoas ouvidas no bairro Aterrado aprovaram a interferência da prefeitura em manter a boa conservação do passeio público no bairro, mesmo a calçada sendo de responsabilidade do proprietário ou do lojista.
“A prefeitura faz muito bem em arrumar porque essas árvores estão ai há mais de 50 anos, as raízes cresceram muito, levantando todo o piso por perto. Isto é que estava provocando acidentes com os pedestres, porque quando foram plantadas o comércio não era tão forte como é hoje. O fluxo de pessoas era menor. Eu dou nota 10 porque a prefeitura está consertando o problema, nivelando o passeio para que ninguém mais caia neste local”, afirma o administrador de imóvel Adriano Arbex.
Outras pessoas concordaram com o trabalho que a Secretaria Municipal de infraestrutra vem realizando nas calçadas do Aterrado. “O secretário está fazendo muito bem em arrumar a calçada, deixando ela limpa, sem impedimento para todos passar. A atitude favorece principalmente os mais idosos”, frisou Alfredo Pereira Alves, 71 anos.
Para o prefeito Samuca Silva, a prioridade sempre é a população. “Nosso compromisso sempre é o cidadão de Volta Redonda. Além da revitalização das calçadas, também estamos fazendo uma operação de tapa buracos, capinas e roçadas pela cidade. Este é um problema histórico. Há muito o que fazer, e o primeiro passo está iniciando. A revisão do plano diretor também é um passo importante no planejamento urbano”, contou o prefeito.
Por Afonso Gonçalves e Ana Maria Mansur com fotos de Geraldo Gonçalves