Volta Redonda promove capacitação sobre licenciamento ambiental

Publicado em Segunda, 19 Março 2018 08:21

Volta Redonda promove capacitação sobre licenciamento ambiental

Mais de cem profissionais participaram do curso neste sábado, dia 17

 

Técnicos das secretarias de Meio Ambiente de diversos municípios do Estado do Rio, além de profissionais e acadêmicos de engenharia ambiental e biologia participaram neste sábado, dia 17, no Campus Três Poços do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) de capacitação sobre licenciamento ambiental. O curso, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda, recebeu mais de cem participantes 14 municípios do estado.

 

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Volta Redonda, Daniela Vasconcelos, o curso capacita os profissionais sobre os procedimentos necessários para conceder uma licença ambiental. “Análise dos projetos, avaliação da atividade do solicitante, como proceder na vistoria, documentos a serem apresentados e como orientar o requerente a se adequar as normas necessárias para conseguir a licença”, exemplificou a secretária.

 

Ela completou dizendo que dez membros de sua equipe participaram da capacitação. “Somos uma equipe nova e o aprendizado contínuo é uma das metas da atual gestão”, falou.

 

O prefeito Samuca Silva lembrou que capacitar o funcionário para melhor atender as necessidades da população é imprescindível. “E a abertura de vagas para profissionais e acadêmicos de outros municípios acabou beneficiando todo estado na questão do respeito com o meio ambiente”, acredita Samuca. 

 

Para Felipe Brasil, o engenheiro agrônomo que ministrou o curso, capacitar profissionais sobre licenciamento ambiental gera benefícios para toda sociedade. “É importante para quem vai demandar a licença – empresários das áreas rural ou industrial – principalmente e para a comunidade que vai conviver com a atividade”, disse.

 

Querlen Cabral, que é engenheira ambiental formada pela Universidade Severino Sombra, de Vassouras, aprovou a iniciativa e aproveitou a oportunidade de se capacitar. “O curso vai acrescentar e facilitar minha atividade profissional”, disse.

 

Ellen Delgado, que é técnica em meio ambiente de Volta Redonda, concorda com a colega de profissão: “qualquer oportunidade de adquirir conhecimento é válida. A capacitação nos torna profissionais diferenciados”, acredita. 

 

O curso contou com participantes de Volta Redonda, Barra Manda, Barra do Piraí, Resende, Piraí, Mendes, Quatis, Itatiaia, Rio das Flores, Pinheiral, Engenheiro Paulo de Frontin, Três Rios e ainda do município do Rio de Janeiro, Mesquita, Nova Friburgo e São Gonçalo.

 

Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR