
Tenda itinerante contra a Febre Amarela vacina população na Feira Livre
Mais de 200 pessoas foram imunizadas na Vila Santa Cecília neste domingo
A prefeitura de Volta Redonda aproveitou o movimento de pessoas que foram às compras na Feira Livre, neste domingo, 18, para ampliar a imunização contra a Febre Amarela. Uma tenda itinerante foi montada pela Secretaria Municipal de Saúde e disponibilizou de 8h às 13 horas, 1.100 doses da vacina para feirantes e população em geral. Foi mais uma ação da SMS para aumentar a quantidade de pessoas imunizadas. Outras ações como está já foram realizadas nos bairros Aterrado e no Conforto.
Desta vez, o casal Renato Luiz Cardoso, de 55 anos, e Adriana Almeida de Paula Cardoso, de 50, moradores do Siderlândia, não perderam tempo a aproveitaram a oportunidade. “Viemos ver as opções da Feira Livre e nos deparamos com esta tenda. Temos que nos prevenir contra a doença, que se espalha pelo país e já registra um número grande de mortes”, disse Renato
O guarda municipal Márcio Barbosa Melo também se preveniu.“Frequento muito a roça, fazendas e as cidades de Santa Rita de Jacutinga e Rio Preto, onde já tiveram alguns casos de pessoas contaminadas. Precisava receber a vacina e a prefeitura com esta ação me deu a oportunidade”, ressaltou.
Além disso, parte da equipe da Saúde, formada por enfermeira, técnicos de enfermagem e recepcionista, distribuíram panfletos informativos de conscientização sobre a doença. A pessoa que quisesse ser vacinada, primeiro, era entrevistada pelas recepcionistas, com perguntas sobre se ela é alérgica ao ovo, se faz algum tratamento de saúde, etc. Quem tivesse mais de 60 anos só era vacinado com laudo médico. Depois, era vacinado.
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que a cidade trabalha para atingir a meta de imunizar 225 mil pessoas contra a febre amarela.“A tenda itinerante leva à vacina até o público alvo. A ação atinge pessoas que não saíram de casa especificamente para se vacinar, mas aproveitam a oportunidade”, acrescentando que a população ainda pode procurar a unidade mais próxima de casa de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para vacinar.
“A primeira ação do governo municipal para imunizar a população contra a febre amarela foi descentralizar a oferta da vacina, no dia 16 de janeiro, disponibilizando as doses em todas as unidades da Atenção Básica”, concluiu.
Do dia 16 de janeiro até hoje o município vacinou cerca de 140 mil pessoas, número que somado à população imunizada no ano passado ultrapassa as 180 mil pessoas.
Por Filipe Cury, com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR