Sábado de vacinação contra a Febre Amarela em Volta Redonda
Prefeitura abriu todos os 44 postos para vacinar a população
A procura foi tranquila, sem filas, com atendimento rápido das equipes que cadastram as pessoas para a emissão do comprovante de vacinação. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Milene Souza, disse que foram vacinadas 3.581 pessoas neste sábado, 27.
Manuel Francisco de Paula de 55 anos tirou o sábado para vacinar.
“Como estou indo para a região de Fumaça em Quatis, onde tem muita mata, aproveitei a oportunidade e vim garantir a vacina porque não se pode brincar com essa doença, né. Cheguei e vacinei rapidamente. O atendimento foi muito bom e já estou indo embora, com a saúde protegida”, comentou seu Manuel.
Dona Angela Silva também aproveitou o sábado com postos abertos e foi acompanhada de dois filhos e 4 netos. “Todos nós já fomos vacinados. Estava preocupada pois a gente vê tanta coisa na televisão.. mas agora estamos mais tranquilos. Parabéns à equipe aqui do UBS Jardim Paraíba ”, elogiou Dona Ângela.
Com este sábado, Volta Redonda já vacinou 120.661 pessoas contra a Febre Amarela. “O município já vacinou mais de 120 mil pessoas, sendo nossa meta, chegar a 95% de um público de 226 mil pessoas. Em breve atingiremos essa meta”, comentou a coordenadora de Epidemiologia Milene Souza.
Estão sendo vacinadas pessoas da faixa etária dos 9 meses aos 59 anos de idade. O idoso acima de 60 anos não entra nessa estimativa, porque para vacinar depende de um laudo médico.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que a vacinação começou na cidade uma semana antes de outros municípios para
evitar tumultos desnecessários. “Nós começamos antes para que todos
possam vacinar sem tumultos, ou longas filas e ter acesso tranquilo a todas as unidades de saúde. Essa foi uma orientação do Prefeito Samuca Silva”enfatizou Alfredo.
A estimativa da Secretaria é que outras 40 mil pessoas sejam vacinadas nos próximos dias. A dose da vacina contra a febre amarela disponibilizada nas unidades de saúde de Volta Redonda garantem a imunidade por toda vida.
O prefeito Samuca Silva deu garantias de que todas as pessoas que forem aos postos, serão vacinadas. “A saúde da população é sempre prioridade no nosso governo e todos os recursos e esforços da administração pública serão colocados em prática para que todos tenham um atendimento com qualidade ao procurar as Unidades de Saúde nos bairros”, reforçou Samuca.
Texto de José Afonso Gonçalves com fotos de Geraldo Gonçalves