
Servidores participam de curso em atendimento pré-hospitalar
Agentes da Defesa Civil, guardas municipais e profissionais da Secretaria de Saúde tiveram aulas neste fim de semana
O atendimento pré-hospitalar correto pode salvar vidas. E para por em pratica ações nesse sentido, funcionários da Prefeitura de Volta Redonda participam neste sábado e domingo, dias 13 e 14, de capacitação, com aula teórica e prática, sobre o tema na Associação dos Ex-Combatentes do município. Entre os alunos estão agentes da Defesa Civil, guardas municipais e profissionais da Secretaria de Saúde.
O curso é ministrado por um enfermeiro, especialista em atendimento pré-hospitalar e que coordena o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e é bombeiro militar da reserva, em parceria com a Arfar (Associação de Reservistas das Forças Armadas).
Para o instrutor, o objetivo das aulas é capacitar para o atendimento à vítima antes da chegada ao hospital. “Neste final de semana, os alunos aprendem como agir em acidentes com múltiplas vítimas, com simulação e com auxílio dos monitores do Samu, e também saber como agir em emergências clínicas como um infarto”, explicou o instrutor José Luiz da Silva.
O subcomandante da Defesa Civil, Walber Toledo, fez o curso e destacou a importância do atendimento imediato às vítimas para preservar a vida. “Para a Defesa Civil essas técnicas são primordiais, funcionamos 24h e, em alguns tipos de acidente, somos os primeiros a chegar. Mas a população em geral deve se interessar por esse curso”, disse.
O inspetor da Guarda Municipal, Leonardo Freitas, compartilha a opinião do colega da Defesa Civil. “Estamos sempre na rua e a possibilidade de chegarmos primeiro em ocorrências é grande. Precisamos saber como agir”, falou.
Para o prefeito Samuca Silva, essa capacitação faz parte da política municipal de buscar melhorias para os profissionais e que resultará em um ótimo atendimento para a população. “Capacitando os profissionais garantimos serviço de qualidade à população, além de estimular e elevar a autoestima do funcionalismo”, disse o prefeito.
Por Renata Borges com fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/VR