Na estação mais quente do ano animais do Zoo de Volta Redonda recebem tratamento especial
Os bichos recebem picolés para se refrescarem e amenizar o calor do verão
A estação mais quente do ano, o Verão, começou nesta quinta-feira, dia 21 e com o objetivo de aliviar os efeitos das altas temperaturas, o Zoológico Municipal de Volta Redonda aumenta os cuidados com os mais de 300 animais do local. Os bichos recebem até picolés para se refrescarem. Os primatas no sabor vitamina, e os felinos no sabor carne. As tocas dos animais também são frescas e os locais contam com tanques de água para os bichos.
Para a secretária municipal do Meio Ambiente, Daniela Vasconcellos, é importante manter o bem estar dos bichos durante o verão, amenizando os efeitos do calor e mantendo a hidratação. “Todos esses cuidados são tomados visando o bem estar pois os animais também sofrem com o calor. Por isso a necessidade de hidratar os bichos”, disse a secretária.
O prefeito Samuca Silva destaca que o Zoológico Municipal possui profissionais especializados, como biólogos e veterinários, que zelam pela alimentação, a saúde física e mental e habitat dos animais. Além de tratadores especializados na manutenção dos recintos e manejo das espécies. “Existe um comprometimento da nossa gestão em relação aos animais. Os bichos do zoológico têm necessidades especiais e por isso nos dedicamos a sempre atender esses cuidados. Acolhemos animas que foram mau tratados, e sabemos que aqui eles têm um acompanhamento especial”, disse o prefeito Samuca Silva.
A onça pintada e o tigre são os animais que mais se refrescam nos tanques. Para a visitante Maria Aparecida Nascimento, que levou as netas para conhecer o Zoo, os animais sofrem com as altas temperaturas.
“Foi muito legal ver o tigre. Ele estava quase que em uma banheira nadando. As crianças adoraram. Os animais também sentem calor, ainda mais os peludos”, contou Maria Aparecida.
Durante o verão o zoológico recebe um grande público devido às férias escolares. Além das altas temperaturas, o fluxo de pessoas é grande no local. Cerca de 10 mil pessoas passam pelo zoológico durante a semana.
“A temperatura alta causa desconforto tanto para humanos quanto para os animais. E eles também ficam bem estressados por conta do calor excessivo. Por isso usamos formas diferentes para amenizar o calor", enfatizou a secretária.
Por Maria Clara com fotos de Geraldo Henrique Secom VR