Samuca Silva busca parceria para segurança pública

Publicado em Quinta, 21 Dezembro 2017 09:00

Samuca Silva busca parceria para segurança pública

Prefeito recebe comandante do 28º BPM para tratar de trabalho preventivo em áreas mais vulneráveis de Volta Redonda

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 19, o novo comandante do 28º BPM (Batalhão da Polícia Militar), tenente-coronel Márcio Guimarães. Os dois debateram sobre futuros projetos voltados para a segurança pública com o foco na prevenção e na educação. No encontro, que aconteceu no Palácio 17 de Julho, o prefeito de Volta Redonda também deixou à disposição do novo comando a estrutura do município para o trabalho da tropa da Polícia Militar.

 

“A prevenção é o caminho para o melhorarmos os índices de violência do município e, para isso, a integração entre o poder público municipal e as forças policiais é fundamental, além do planejamento nas áreas de Educação, Esporte, Lazer e Cultura na comunidades de Volta Redonda”, disse Samuca Silva, citando que a atual gestão está priorizando os trabalhos nos bairros periféricos de Volta Redonda.

 

Samuca Silva também contou que abriu um processo licitatório para a compra de catracas e câmeras de segurança para serem instaladas nas 103 unidades escolares do município. Márcio Guimarães tem a idéia de realizar um trabalho preventivo entre os estudantes indisciplinados da rede municipal, com programas esportivas dentro do batalhão.

 

“Fizemos esse trabalho em Três Rios e deu certo. Atualmente, junto com a prefeitura de lá, atendemos mais de 100 jovens com aulas de judô. Agora, o índice de violência escolar no município zerou”, contou o comandante do 28º BPM. A proposta foi aceita, de imediato, pelo governo municipal.

 

Outro ponto abordado na reunião foi a integração da Patrulha Maria da Penha, desempenhada pela Guarda Municipal. O foco seria no amparo às mulheres agredidas e no aconselhamento dos agressores para que índice de reincidência caia em Volta Redonda. Atualmente, o percentual no Estado do Rio de Janeiro chega a mais de 60%.

 

“Volta Redonda tem uma secretaria voltada ao atendimento às mulheres, aos idosos e aos direitos humanos. A integração entre a rede municipal de Saúde, a Deam (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher) da Polícia Civil e a Polícia Militar será a tônica do trabalho preventivo à reincidência”, afirmou     

 

Dados estatísticos

 

O coordenador de Segurança Pública de Volta Redonda, Carlos Carvalho, destacou a importância do levantamento estatístico para a elaboração do plano de segurança. Com os números levantados, o poder público pode fazer intervenções preventivas em locais onde há maiores índice de incidências de crimes.

 

“Precisamos de um trabalho intersetorial, com a participação de diversas secretarias como a de Infraestrutura; Esporte e Lazer; Cultura; Educação. Estamos iniciando esse levantamento estatístico para identificar as áreas mais vulneráveis da cidade”, comentou Carlos Carvalho. 

 

Por André Aquino, com foto Gabriel Borges